As razões que fizeram dos personagens de nossa matéria cabeleireiros famosos são inúmeras. Ao longo de suas carreiras esses profissionais conquistaram a confiança da classe A e se tornaram pessoas reconhecidas e bem-sucedidas.
Em comum, todos começaram trabalhando em outros salões e com o tempo e muito aperfeiçoamento abriram o próprio negócio. O tratamento diferenciado, ou vip, como gostam de dizer, produtos importados, ambientes refinados e aconchegantes são alguns dos inúmeros diferenciais que fizeram deles os ''reis das madeixas''.
Educação e classe - Em um bairro calmo e elegante de Londrina, Beto Maran, 24 anos no ramo, recebe suas não mais do que sete clientes por dia em um espaço batizado por ele de ateliê. O atendimento, feito só com hora marcada, é mais do que uma simples ida a um salão de beleza. É um encontro de quem preza o belo e estimula a auto-estima.
Segundo Maran, que também se destaca como maquiador e conta com a ajuda de apenas uma assistente, ser um diferencial em um mercado tão amplo como este vai muito além de saber cortar ou fazer um penteado. ''Não basta fazer um excelente curso se você não tiver como base uma boa educação, que faça com que você saiba se comportar, conversar, circular por bons lugares. Circulo pelos mesmos ambientes que minhas clientes e tenho o mesmo padrão de vida delas''.
As características citadas por Maran pesaram muito para Nayla Bauab quando procurou um profissional para fazer suas produções em momentos especiais. Cliente do coiffeur há 20 anos, a socialite diz que uma elaboração diferenciada e com qualidade é imprescindível em determinadas festas.
Nayla, que há cerca de três anos, levou para São Paulo - a peso de ouro - os serviços de Maran para produzir a filha que ia se casar, lembra que a confiança depositada no profissional engloba outros princípios que, com o tempo, passam a ter valor fundamental na relação profissional-cliente.
Paula Picinin de Medeiros há vinte anos busca os serviços de Maran sempre que necessita de uma produção singular. Foi o cabeleireiro, hoje considerado um grande amigo, que a produziu dezoito anos atrás para seu casamento. A fidelidade, segundo ela, tem muito a ver com o tratamento que ela recebe e com alguns fatores essenciais, como o serviço de qualidade e o tratamento diferenciado, aliados a um jeito especial de tratar a cliente.
A exigência com a qualidade sempre fez parte da personalidade da ortodontista Silvia Tobiaz Ruiz. Por isso, optou pelo ótimo serviço e atendimento que ela tem nos nove anos que frequenta o ateliê de Maran. ''Trabalhar com a beleza é algo que mexe com a auto-estima da pessoa. E quando você tem alguém que faz isso com qualidade e passa segurança em relação ao serviço prestado, a satisfação de ambas as partes é muito gratificante'', lembra.
Frequência e fidelidade tornam inevitáveis, para a maioria das clientes, a conversa e a troca de confidências.''À medida que fui indo e conversando, tornamo-nos amigos. Consigo trocar informações com meu cabeleireiro, falar sobre todos os assuntos, isso porque ele é uma pessoa inteligente, que tem cultura. Eu aprendo com ele e ele aprende comigo'', comenta Silvia.
Estilo e bom gosto - É em um ambiente em estilo europeu, pequeno, aconchegante e moderno, que as clientes de Junior Martineli adoram passar horas e horas se produzindo.
Hoje, o profissional se dá ao luxo de contabilizar centenas de mulheres disputando um horário em sua agenda e tendo de marcar o horário com uma semana de antecedência. Mas nem sempre foi assim. Aos 16 anos, começou sua carreira em um salão de beleza no estilo ''faço de tudo um pouco'' e, com o passar dos meses, o gosto pelas tesouras e afins foi crescendo, tornando a busca por especializações nos grandes centros um caminho natural.
De volta à terra natal, montou seu negócio e de lá para cá caiu no gosto das mulheres afeitas ao seu dote. O reconhecimento de seu trabalho e lealdade das clientes têm muito a ver com a diferenciação da atividade oferecida, explica Junior. ''Tudo que você faz precisa ter qualidade. E isso também tem a ver com um trabalho sincero, de você dizer para a cliente se o que ela quer vai ficar bom mesmo e se é necessário''.
Sem titubear, Adriana Carioba vai logo concordando com Martineli, seu hair stylist há quase uma década. Ela, que - semana sim, semana também - agenda horário com o cabeleireiro, diz que a autenticidade conta muito no currículo desse tipo de profissional. ''Além de ser moderno e estar a par do que anda acontecendo, ele preserva muito o cabelo das clientes. Às vezes chego lá querendo fazer uma coisa no cabelo e ele diz: acho que não vai ser bom'', declara Carioba.
Trabalho e personalidade - O atual salão do conceituado Vânio Bitencourt ficou pequeno para sua fina clientela. Prestes a inaugurar um novo espaço, o advogado por formação e cabeleireiro por vocação é outro nome que não sai da boca das socialites de Londrina e região.
Seu primeiro emprego, em 1994, foi como maquiador, tempos depois já dominava as tesouras com muita precisão, e hoje, atendendo cerca de 20 clientes por dia, com a ajuda de uma equipe muito bem preparada, Vânio comemora o sucesso que, segundo ele, tem muito a ver com a identificação das clientes com sua figura.
''O segredo é trabalho e personalidade. Fazer cabelo bem muita gente faz, agora ter personalidade boa, já é outra coisa. É questão de identificação pessoal'', explica ele, que completa: ''E também tem aquela coisa de diferencial. Eu, por exemplo, sou rápido. Comigo as coisas andam e muita gente elogia isso''.
O enaltecimento é fato e quem comprova é sua cliente Leonice Garcia Salvador. ''Ele é extremamente profissional, muito sério, competente e ágil. Além do mais, é carismático, simpático e cativa suas clientes''.

Serviço
Beto Maran
Rua Nevada, 14
Telefone: (43) 3327.7439
Junior Martineli
Rua Pio XII, 566
Telefone: (43) 3345.3027
Vânio Bitencourt
Rua Belo Horizonte, 906 / Sala 3
Telefone: (43) 3322.5312

mockup