Com o Natal e o Ano Novo próximos, as pessoas começam a se organizar para uma época repleta de encontros e preparativos. Principalmente depois que a pandemia da Covid-19 afastou muita gente e reforçou o desejo de se encontrar e comemorar.

Só que, além de cuidar dos detalhes das festas, o período é propício para uma manutenção geral na casa – em busca de evitar dores de cabeça e receber bem a família e os amigos com conforto. Ao revelar dicas de hidráulica, elétrica e decoração, o arquiteto Bruno Moraes sinaliza os pontos mais importantes nessa revisão, visando não só a renovação dos ares, mas também a segurança dos moradores. “É como se fosse um check-up médico”, relata Bruno sobre o valor desse cuidado.

“Fazemos o acompanhamento para descobrir qualquer problema de saúde com antecedência. Na casa, o raciocínio é parecido: quanto antes constatarmos algum problema, mas fácil de encontrar uma solução e menos prejuízo financeiro”, completa.

Algumas dessas manutenções incluem, por exemplo, retoques na pintura, troca de lâmpadas queimadas e limpeza de ralos – que são as intervenções mais focadas na estética e no visual da casa. No entanto, é fundamental se atentar ao que não fica visível, como as conexões de hidráulica, que precisam ser apertadas anualmente. Você sabia disso? O arquiteto, inclusive, alerta: a falha em conferir os sifões e flexíveis das torneiras pode levar a problemas sérios, incluindo vazamentos e o estufamento da marcenaria dos gabinetes.

Outro ponto são os dutos dos aquecedores a gás. Com o passar do tempo e o seu envelhecimento, é possível surgirem rompimentos ou furos, formados ao longo da superfície, fazendo com que ocorra vazamento de dióxido de carbono, nocivo à saúde. Por isso, uma revisão anual, feita por especialistas, precisa fazer parte do checklist de manutenção da casa.

A atenção com essas questões precisa ser redobrada, pois representa riscos reais à integridade dos moradores e até dos vizinhos. Uma fiação elétrica mal executada, que entra em curto, pode levar a um incêndio. Por isso, necessita-se de um profissional qualificado para passar os cabos, trocar disjuntores, instalar tomadas e, sobretudo, dimensionar o consumo de energia para executar um cabeamento adequado. Já para a revisão hidráulica, anote o checklist: pontos de torneira, sifão, vasos sanitários e a calafetação do box. Às vezes, nesses exames minuciosos, nota-se um fio de água que poderia passar despercebido na correria do dia a dia.

Limpeza de tecidos e móveis

Quando o assunto é a assiduidade dos tecidos da casa, como cortinas e estofados, uma boa agenda de limpeza garante que o ambiente esteja sempre revigorado. O que vai ditar essa lista, no entanto, é o estilo de vida dos moradores, seja com pets e crianças ou muitas visitas e confraternizações. Nessas situações, a frequência da higienização deve ser maior, justamente porque são mais altas as chances desses tecidos sujarem. Um detalhe interessante para se levar em consideração é a proximidade da residência com avenidas e ruas movimentadas, o que acaba trazendo poluição para dentro de casa e gera a necessidade, novamente, de limpeza em intervalos menores de tempo. Porém, para quem tem uma rotina corrida e não quer perder tanto tempo, vale investir em materiais adequados para cada ambiente, de área molhada ou externa (impermeabilizados) e, até mesmo, para cadeiras, com revestimento próprio para aguentar o derramamento de comida e bebidas.

Com os móveis, Bruno Moraes recomenda sempre consultar o fabricante ou a loja para entender qual o melhor procedimento de manutenção. Alguns produtos são perigosos e contra indicados, podendo danificar a peça, desde ácidos até água ou um simples limão. A orientação final do arquiteto diz respeito aos cuidados no restante do ano e está relacionado ao contato com o sol, que pode deteriorar a mobília e os revestimentos, pois a grande incidência de raios UV tem a capacidade de desbotar as estampas e cores de ambos.

(Com a assessoria de imprensa de Bruno Moraes)