O Londrina Esporte Clube, tricampeão paranaense e com um título da Série B do Campeonato Brasileiro, e a Viação Garcia, uma das maiores empresas do segmento no Brasil, são duas das marcas mais conhecidas da cidade. O ano de 2013 marcou uma intensa parceria entre eles, especialmente no primeiro semestre, quando as ações da Garcia e o bom momento do LEC no Campeonato Paranaense fomentaram uma verdadeira "Tubarão Mania" em Londrina.
"Começamos essa parceria no início do Estadual, com o ônibus para transportar os atletas. No jogo contra o Coritiba (última rodada do primeiro turno, quando o LEC precisava vencer no Estádio do Café para ser campeão da fase, o que não aconteceu), a Viação Garcia comprou 5 mil ingressos. O Sérgio Malucelli (gestor do futebol do clube) havia feito o desafio de colocar 20 mil torcedores no estádio. Foi aí que tudo começou", explica César Macedo, diretor de marketing da Garcia.
A partir daquele jogo, a empresa começou a comprar cotas de ingressos para as partidas do Londrina. Uma parte era distribuída para meios de comunicação fazerem promoções e sorteios e outra era dada como brinde para quem comprasse passagens da Garcia com valores acima de R$ 50. Com esse trabalho, 27% de todos os ingressos que o Londrina vendeu no Campeonato Paranaense foram bilhetes adquiridos pela empresa. No Campeonato Brasileiro da Série D, a participação chegou a 50%.
A Garcia desenvolveu outras ações de apoio ao Tubarão. Para jogos fora de casa, a empresa organizou excursões para torcedores. "Foram preços subsidiados, abaixo do custo", diz Macedo. Além disso, a empresa dobrou os bônus para os jogadores após vitórias (o famoso "bicho"), realizou ações promocionais com o ônibus plotado do Londrina nas vésperas das partidas e levou alunos da rede municipal de ensino para jogos no Café.
Macedo aponta que em 2014 essas ações serão mantidas ou ampliadas. Atualmente, a Garcia está vendendo kits do LEC, que contêm ingressos para os jogos do próximo Campeonato Paranaense e uma camisa oficial.
"A Garcia sempre foi uma empresa admirada em Londrina. Com o LEC e o futebol, esse entusiasmo e essa admiração aumentaram. Todo mundo que a gente encontrava nos dava parabéns", afirma o diretor. "Trabalhamos muito o marketing institucional. Uma área é o esporte. Nós já havíamos apoiado o futsal da cidade. Participamos quando há um projeto sério. Também trabalhamos na educação, ao levar alunos de escolas públicas para conhecer a empresa, e desenvolvemos projetos junto ao Hospital do Câncer e na cultura. Patrocinamos o último Cabaré do Filo. Por termos essa admiração em Londrina, buscamos retribuir o carinho."
Sérgio Malucelli elogia a parceria com a Viação Garcia, mas dá um puxão de orelha no empresariado da cidade. "O ideal seria que mais empresas locais apoiassem o Londrina. Em outras cidades, você vê várias empresas ajudando (o time da cidade). Em Londrina, só quatro ou cinco fazem isso", critica.

Imagem ilustrativa da imagem Mania de Tubarão
| Foto: Olga Leiria/21-04-2013
mockup