Desconhecimento e uma certa dose de negligência. Essas são, na opinião de Julianne Yoshi, as maiores causas de acidentes com crianças. Julianne é coordenadora da Criança Segura, uma organização não-governamental (ONG) que acaba de ser criada em Londrina. ''Ninguém dá uma vela acesa para uma criança brincar porque todo mundo sabe que ela pode se queimar, mas será que todos sabem que deixar uma criança sentada em uma banheira com água na altura de apenas 2,5 centímetros pode causar uma morte?''questiona.
A Criança Segura é uma organização internacional (nos EUA é chamada Safe Kids) criada há 17 anos por um médico pediatra e defende que pelo menos 90% dos acidentes infantis podem ser evitados com prevenção. ''Nos EUA, em 17 anos, eles conseguiram reduzir 40% dos acidentes e um sem número de mortes'', afirma Julianne.
Em Londrina, a ONG, que conta com o patrocínio da Folha de Londrina e Metronorte, está em fase de estruturação, buscando voluntários e formando redes de apoio com os hospitais. O próximo passo é a ação preventiva. A Criança Segura tem programas-chave que atuam em áreas distintas de segurança, como a escola e o trânsito, ensinando não apenas os pais mas também às crianças, técnicas de prevenção. O programa realizado na escola, por exemplo, tem duração de um ano e acompanhamento periódico.
Quem tiver interesse em conhecer os programas ou mesmo agir como voluntário, o telefone da ONG é (43) 3373-1002.
Na rede pública de saúde, a prevenção a acidentes domésticos está incluída no programa de puericultura de recém-nascidos e faz parte do curso de mães. As instruções preventivas, bem como orientações sobre alimentação e saúde, são repassadas nas visitas mensais que as mães fazem aos postos de saúde. Contudo, o acompanhamento acaba quando a criança chega ao 20º mês.

mockup