‘‘Precinho Disapel, a mais simpática! Apenas um beija-flor de entrada! Do Rio Grande ao grande Rio!‘‘ Por muitos anos, estas chamadas publicitárias fizeram parte da vida dos curitibanos. Lojas tradicionais como a Hermes Macedo, a Disapel, a Prosdócimo e muitas outras marcaram história e deixaram saudades. Foram vários os motivos que levaram estes estabelecimentos a fecharem as portas, como problemas de sucessão familiar, planos econômicos do governo federal e concorrência dentro do setor de atuação.
  Os fundadores destas empresas usaram e abusaram de uma boa dose de empreendedorismo. Muitos partiram de uma origem simples como foi o caso do criador da HM. Hermes Macedo era gaúcho de Rio Pardo, nasceu em 1914, e, quando criança, vendia como ambulante os doces e salgados que a mãe dele fazia. Aos sete anos, pagou a primeira conta no dentista com o dinheiro da venda destes produtos. Tinha seis irmãos. O pai dele era gerente de uma loja de secos e molhados no Rio Grande do Sul. Aos 15, Macedo vendia molduras de quadro para fotos.
  A primeira loja da HM foi aberta em Curitiba quando ele tinha 18 anos, em 1932. O filho Luís Fernando Macedo, 57 anos, conta que o pai começou com uma pequena loja na Rua João Negrão que vendia peças usadas para automóveis. Na seqüência, começou a comprar peças novas em São Paulo. ‘‘Naquela época, poucos carros circulavam na cidade e não tinha peças para automóveis’’, contou. Então, ele aproveitou a oportunidade para oferecer produtos que não eram encontrados com facilidade.
  Hermes Macedo terminou a faculdade de Direito e ampliou as atividades comerciais gradativamente com a venda de pneus, eletrônicos, brinquedos, roupas, entre outros produtos. ‘‘A expansão ocorreu naturalmente. Naquela época, não tinha empresas especializadas’’, disse Luís Fernando.
  A primeira filial fora de Curitiba foi aberta em 1942, em Ponta Grossa. Na época, a viagem da Capital até lá demorava de seis a sete horas por conta das condições da estrada. Em seguida, as atividades foram expandidas para Londrina. Em 1950, a marca chegou a Maringá e, em seguida a Blumenau (SC). Em 1957, estava presente em Porto Alegre. Em São Paulo, a rede chegou em 1958 e dois anos mais tarde no Rio de Janeiro.
  A rede chegou a ter mais de 300 lojas nos três Estados do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Só em Curitiba, eram dez lojas. Devido à expansão, foi criado o slogan ‘‘Do Rio Grande ao grande Rio’’.
  Além de ser forte em pneus e autopeças, a empresa ficou conhecida por revender bicicletas da Caloi, além de distribuir produtos de marcas como Arno, Walitta e Havaianas. Atuava ainda na linha náutica, de produtos agrícolas e confecções. ‘‘As lojas cresceram de forma não ordenada na intuição e visão do empreendedor’’, disse Luís Fernando.
  ‘‘Meu pai tinha um nível de empreendedorismo extremado. Formou uma equipe leal. Tinha funcionários que trabalharam com ele mais de 50 anos’’, contou. Em 1992 a empresa entrou em concordata e quatro anos mais tarde pediu autofalência e fechou as portas.
  Luís Fernando disse que as empresas tradicionais cresceram muito, passaram por choques econômicos como o Plano Cruzado e os Planos Collor 1 e 2, o que levou ao encerramento das atividades. No caso específico da HM, ocorreram, segundo ele, conflitos familiares de sucessão além da concorrência com empresas mais especializadas em determinadas áreas a partir da década de 80. ‘‘A HM vendia de tudo e passou a ter pouca mobilidade e flexibilidade de negociação’’, contou. A loja de Hermes Macedo começou a competir com a C&A, a Arapuã, com a D’Paschoal e com as Lojas Americanas, especialmente na área de brinquedos.
  ‘‘A gestão da HM acabou envelhecendo e juntou-se à crise financeira do Brasil, a hiperinflação e a falta de liquidez’’, disse. Luís Fernando contou que o fechamento de estoque da empresa era manual e, quando não existia o fax, a loja tinha 27 operadores de telex. ‘‘A HM perdeu o momento da atualização e da modernização na década de 80’’, afirmou. A empresa chegou a ter mais de 12 mil funcionários em período de Natal. Hermes Macedo morreu em 1993, com 79 anos.