Curitiba - Quem pretende celebrar a chegada de 2009 no Litoral paranaense é bom se preparar para disputar um lugarzinho na areia da praia e garantir os três pulinhos nas ondas do mar ou a oferenda para Iemanjá. O Governo do Estado prevê que 2 milhões de pessoas aproveitem os festejos promovidos nos quatro principais balneários do Paraná. Pelas programações divulgadas, as celebrações são tímidas e boa parte delas se resume à queima de fogos.
Poucos terão badalação bancadas pelo poder público, como Guaratuba, que investiu R$ 200 mil na festa de Réveillon. Haverá shows com trio elétrico no balneário, a partir das 20h e a promessa de show de fogos com duração 15 minutos no Morro do Cristo. ''As pessoas podem assistir à queima de fogos de qualquer canto da cidade, mas da areia é mais bonito. As bandas tocam até uma hora após a chegada de 2009'', informou o secretário de Turismo do município, Clécio João Tkachechen.
Para a noite da virada do ano, são esperadas 600 mil pessoas em Guaratuba, que ainda oferece festança em casas noturnas e estrutura com mais de 50 bares e restaurantes. A cidade parece reunir as melhores festas privadas de Réveillon do Litoral. O complexo Porto Beach Fun, na Travessa Luiz Xavier, organizou show de dupla sertaneja, música eletrônica e ceia caprichada.
Uma das festas mais tradicionais do balneário é a programada pelo Café Curaçao, em Brejatuba, com atrações musicais para agradar todos os gostos, de hits dos anos 70 e 80 a sertanejo e pagode. A queima de fogos será à 1h da madrugada e a casa servirá mesa de frutas e café da manhã. Para os mais ''festeiros'', o Curaçao inventou um pré-Réveillon, amanhã, a partir das 9h, com show da banda Inimigos da HP, numa arena montada à beira-mar. E para quem ainda tiver energia para prolongar a chegada de 2009, na quinta-feira, haverá a ''Noite do Champanhe''.
Matinhos espera uma multidão para a noite do dia 31. Segundo o diretor de Turismo do município, Maurício de Farias, 1 milhão de pessoas deve escolher o destino. A Prefeitura gastou R$ 30 mil na compra de fogos para o show pirotécnico que acontecerá em quatro pontos do balneário: Praia Brava de Caiobá, Praia Brava de Matinhos, Costa Azul e a Avenida Atlântica, em frente a Universidade Federal do Paraná.
Segundo Farias, na cidade, não há mais casas para alugar por temporada, nem vagas em hotéis e pousadas para aproveitar a noite de Réveillon. Um diferencial da programação de Matinhos são os eventos religiosos, a partir das 21h. Na praia Brava de Caiobá, acontece show do padre Emerson, em frente à UFPR, uma apresentação do Grupo de Jovens do Litoral, na Praia Brava de Matinhos, o show ''Milagre Eucarístico'' da Irmã Inês e, na Praça Central, show do Filhos do Homem da Igreja Batista.
Para o dia 1º, o município programou show aberto ao público com a dupla sertaneja Rud e Robson num palco gigante montado na Avenida Atlântica, a partir das 20h. Aliás, entre os dias 31 e 4 de janeiro, a avenida fica fechada para trânsito de veículos, já que no período iniciam as atividades recreativas e esportivas no calçadão e na areia da praia. A reportagem procurou a Prefeitura de Paranaguá, mas não obteve informações sobre as comemorações do Réveillon. Em Pontal do Paraná, os cinco principais balneários ganham apresentação pirotécnica. E só.

mockup