Para quem está com vontade de malhar e deseja algo diferente da tradicional musculação, esteira e bicicleta, novas opções não faltam dentro das academias. O que não pode, é ficar parado.
  Aquamix, water pilates, pilates fitness , treinamento funcional Core 360º e Body Vive são as novidades deste verão.
  Agitação, água, entretenimento e muita música para queimar gordura, fortalecer o coração e pulmão é o que oferece o Aquamix. A atividade é praticamente uma aula de hidroginástica pré-coreografada onde são executadas 9 músicas, cada uma com um objetivo. ‘‘Metade da aula trabalha movimentos cardiorrespiratórios e a outra metade tonifica a musculatura de membros inferiores e superiores. Excelente para deixar o bumbum firme e barriga tanquinho’’, conta o professor de fitness aquático da Escola Nado Livre, Oswaldo Guarnieri Jr.
  Ainda na água, outra modalidade que está em alta é o water pilates. Similar ao pilates em solo, o exercício usa a consciência corporal, respiração e globalidade. ‘‘A aula tem duração de 1 hora. Utiliza-se de uma técnica individualizada e de ferramentas como canudos e flutuadores’’, explica o fisioterapeuta Tadeu Prócopio, que acrescenta que o water pilates não é uma terapia, e sim um exercício físico.
  Falando em pilates, a Insight Personal Trainer apresenta o pilates fitness. É uma modalidade de pilates para quem está mais preocupado com a estética do corpo em que se executam exercícios mais rápidos e com um número maior de repetição do pilates convencional. Segundo a fisioterapeuta Paula Mezzaroba Manarin, ‘‘independente da preocupação estética, faço a correção postural, que jamais pode ser deixada de lado’’, ressalta. O pilates fitness também é recomendado para atletas que desejam melhorar o rendimento em competições.
  Moda- Em alta está o treinamento funcional que vem ao encontro das necessidades do mundo moderno. A academia Brasil Wellness trouxe para Londrina e região a novidade treino funcional core 360º, que tem como objetivo trabalhar equilíbrio, mobilidade, flexibilidade, agilidade, velocidade e o core (região lombo-pelve-quadril) com os movimentos de forma integrada.
  De acordo com o instrutor do Core 360º, Paulo Alves Pereira, ‘‘a musculação trabalha os músculos, enquanto o Core trabalha o movimento utilizando uma série de implementos como cordas, bola, disco de equilíbrio e o medicinball (bola com carga)’’. Pereira ainda comenta que o gasto calórico de uma sessão de treino Core 360 º é de cerca de 700 calorias.
  No próximo mês, a academia Gustavo Borges (GB) coloca em prática a mais nova modalidade lançada pela Body Systems, o Body Vive. A aula é coreografada e desenvolve um trabalho cardiovascular (movimentos aeróbicos) e neurovascular (membros inferiores, glúteos e tríceps).
  Durante a aula são utilizados como materiais bola e elásticos de menor e maior intensidade. A aula tem duração de uma hora e as coreografias devem seguir uma sequência de movimentos dentro do mix de música. ‘‘Dentro dos 15 mixes de músicas posso mixar a coreografia pré-existente, deixando cada aula diferente, dinâmica e completa’’, ressalta a instrutora de Body Vive da GB, Silviane Moreira.

mockup