O prefeito de Londrina, Antonio Belinati (PDT) está entusiasmado com a visita de Akihito, e até organizou uma caravana para ir a Curitiba participar da recepção. Segundo ele, Brasil e Japão sempre demonstraram carinho recíproco. ‘‘Ainda quando era príncipe, o imperador Akihito veio a Londrina. Depois o filho dele, Fumihito, visitou Londrina nas comemorações dos 80 anos da imigração japonesa. Temos de lembrar que os japoneses têm um espaço muito importante na história do Paraná, principalmente de Londrina. Eles ajudaram a colonizar e a desenvolver a agricultura da região e hoje atuam em todas as áreas. São comerciantes, profissionais libeirais, industriais’’.
O respeito para com os japoneses se reflete, diz Belinati, inclusive em sua equipe de governo. Três de seus secretários são descendentes de japoneses. Kakunen Kyosen ocupa uma das principais secretarias da administração, a Secretaria Geral. Oscar Nampo é o presidente da Autarquia Municipal de Esportes e Turismo e Nelson Kohatsu é o presidente da Autarquia de Meio Ambiente. Isso sem contar os funcionários de outros setores da Prefeitura.
Além da saudação ao imperador, a ida de Belinati a Curitiba também tem outra finalidade. Com Akihito devem vir dezenas de empresários e o prefeito de Londrina quer promover intercâmbios e parcerias empresariais. ‘‘Nossa intenção é mostrar as potencialidades de Londrina e de seu empresariado aos visitantes e, se possível, iniciar o desenvolvimento de novos entrelaçamentos comerciais entre os nossos e os empresários que vierem na comitiva do imperador Akihito’’.

mockup