Indústria ganha 10% em produtividade
A MGL Mecânica de Precisão, que produz autopeças e peças para a construção civil, obteve 10% de ganho de produtividade depois que investiu em Tecnologia da Informação. É o que garante o dono da empresa, Marcus Vinícius Gimenez. Há dois anos, ele participou de um edital aberto pelo Senai e conseguiu cerca de R$ 200 mil para implantar um sistema na sua indústria. A contrapartida da empresa foi de R$ 80 mil.
Foram instalados sensores junto às máquinas da empresa para monitorar toda a linha de produção. As informações coletadas passaram a ser transmitidas para a área de Programação e Controle da Produção (PCP). "Com isso, conseguimos fazer um sequenciamento lógico da produção. Foi possível controlar melhor novas ordens de serviço", afirma.
Ele acredita que a TI tem muito a oferecer à indústria da transformação. "Ganhamos pelo menos 10% de produtividade. Quando combinada com os conhecimentos específicos de cada negócio, a TI traz inúmeras possibilidades", diz o empresário.
Coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia (IST), Silvana Mali Kumura confirma que a TI abre um leque de novas possibilidades. "Aliando TI com automação, é possível ganhar muito em competitividade e produtividade." (N.B.)






