Incentivo ao transporte coletivo
A Londrina do futuro próximo demandará novas vias interligando a Zona Norte ao Centro e a utilização de vans no transporte público do anel central. O Município também terá de pensar uma solução para subsidiar o transporte coletivo de estudantes e idosos para, assim, baratear a passagem e incentivar mais londrinenses a deixarem seus carros na garagem. Essas são algumas das propostas do Núcleo Permantente de Mobilidade Urbana para garantir a fluência do trânsito dentro de alguns anos na cidade.
Criado há um ano e meio, o grupo trabalha no planejamento de ações que integrem o Poder Público e a Sociedade Civil em áreas como educação no trânsito, segurança, agilidade, inclusão social e preservação ambiental. Membro do Núcleo, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Nivaldo Benvenho, destaca que algumas propostas já saíram do papel. ''A integração do trabalho dos órgãos de trânsito é um exemplo'', aponta, completando que outras medidas foram as campanhas de trânsito e a intensificação da fiscalização dos motoristas. ''Os números de morte no trânsito, que caíram muito são prova da importância deste trabalho.''
Além da Acil, fazem parte do Núcleo Permanente de Mobilidade Urbana: o Ippul, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar (PM), a Companhia de Trânsito (Ciatran), a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Ministério Público, e as empresas de ônibus TCGL e Londrisul. (N.B.)





