E quem disse que santo de casa não faz milagre? O marido da esteticista Betânia, o empresário Adilson Brandilla, de 46 anos, segue à risca as orientações da mulher. ''A cada três meses faço uma limpeza de pele. Também uso máscaras faciais e faço hidratação na pele''.
Filtro solar durante o dia e gel hidratante à noite. Uma vez por mês, Brandilla agenda consulta com uma podóloga, que garante todo o tratamento necessário às unhas. Os cuidados são complementados com corridas, futebol, academia e uma alimentação saudável.
Mas nem por isso, Brandilla deixa de escutar ''piadinhas'' por parte de alguns colegas. ''Às vezes acontece quando estamos em grupo, mas levo numa boa. Não tenho preconceito nenhum e acho importante que todo homem se cuide. Mais do que a aparência, me preocupo com o meu bem-estar''.
O tratamento, segundo Brandilla, ajuda a aliviar o stress do dia-a-dia. ''Temos que ter um momento nosso, parar, manter os cuidados necessários e garantir a qualidade de vida''.
Na mesma linha está o motorista Sérgio Cruz, de 41 anos, morador de Cambé. Casado e pai de uma adolescente de 18 anos e de um rapaz de 23, ele se preocupa em manter uma boa aparência e sem nenhum preconceito, utiliza cremes, faz as unhas, alinha as sombrancelhas e cuida do corpo com idas a academia. Os cuidados já incluíram, inclusive, depilação dos pêlos do peito. ''Eram muito grossos. Agora ficou melhor''.
Tantos cuidados só garantem bem-estar para Cruz. ''Com certeza é preciso cuidar da aparência e isso não tira a masculinidade de ninguém. Todos os homens deveriam deixar o preconceito de lado e se cuidar''.
Os cuidados com a aparência começaram há cinco anos e teve um ''empurrãozinho'' da esposa, Edna Cruz, também bastante vaidosa, segundo o marido. Para Cruz, as mãos são um cartão de visita, por isso, as unhas são feitas impecavelmente toda semana.
Mas todo o corpo é cuidado. Além da academia, três ou até quatro vezes por semana, Cruz se preocupa com os cremes específicos para cada parte do corpo. O rosto recebe cremes com fator de proteção solar. Nas mãos e em todo o corpo, camadas generosas de produtos todos os dias, adquiridos principalmente neste período de frio mais intenso. ''Quando o clima esfria muito, é preciso intensificar os cuidados já que a pele fica mais sensível''.
Os gastos não são muito grandes. ''Até mesmo porque os cremes duram bastante''. Sem se preocupar com gozações ou comentários, Cruz afirma que os cuidados vão continuar. ''Se esses cuidados significam que sou metrossexual, então eu sou, mas não ao extremo. Sou vaidoso o suficiente para me sentir bem''.(M.O)