Hidratar é preciso
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Érika Gonçalves<br>Reportagem Local 
Sol, vento, mar, piscina... Quem diria que o lado mais gostoso do verão é também o que mais prejudica a nossa pele nessa estação. Segundo a dermatologista Patrícia Makino Rezende Cecato, embora as pessoas pensem o contrário é muito importante que a pele seja hidratada durante esse período mais quente, independentemente do tipo de pele de cada um. "A pele ressecada fica mais frágil e pode ter complicações como descamação, irritação e até infecções", diz ela.
Apesar da necessidade, muita gente torce o nariz para hidratantes no verão por medo do produto ficar melado e pegajoso. Para evitar isso existem diversos produtos no mercado, desde sabonetes hidratantes, loções, óleos e hidratantes de banho até cremes. A escolha por um ou por outro vai depender do tipo de pele e também do gosto pessoal.
"Muito práticos, os sabonetes líquidos em óleo são à base de óleos naturais, têm pH balanceado e em contato com a água dão a sensação de maciez, porém não substituem os hidratantes e funcionam melhor em peles normais à mistas. Outras opções são os óleos e os hidratantes de banho. Não melam, são práticos, deixam a pele aveludada e não oleosa. Outra vantagem é que a pele úmida absorve mais o hidratante. A única exigência é que sejam enxaguados", explica Patrícia. Outro cuidado no uso desses produtos é na hora de se enxugar, evitando esfregar a toalha na pele.
A dermatologista ensina que os óleos formam uma película protetora na camada superficial da pele, retendo a umidade. Já os hidratantes seguram e repõem a perda de gordura natural. De acordo com ela, beber bastante água ajuda nas reações celulares do nosso corpo, eliminando toxinas e tornando a pele mais bonita, mas isso não substitui o uso dos produtos diretamente na pele.
Para quem prefere os hidratantes pós-banho é possível escolher entre cremes, séruns, gel e loções. A mesma regra que usamos para a pele do rosto vale também para o corpo, segundo Patrícia. Pessoas com a pele mais oleosa devem priorizar o uso do gel e séruns com toque seco. Já para quem tem a pele mais seca os cremes são melhores. As loções mais leves são indicadas para as peles normais.
"É possível também combinar as diferentes opções. Geralmente temos o rosto, o colo e o dorso mais oleosos, enquanto as pernas e braços são mais secos. Quem preferir pode usar diferentes hidratantes para essas partes do corpo ou um mais leve para o dia e outro mais denso para a noite. Outra possibilidade para quem tem a pele mais seca é usar o óleo de banho e depois um hidratante. Sempre lembrando que é melhor aplicar sobre a pele úmida, pois a água dilui alguns substâncias e facilita a penetração delas na pele", afirma Patrícia.
Se a sua dúvida é qual ativo escolher na hora da compra do hidratante, a dermatologista recomenda dar preferência para os óleos vegetais, como amêndoas, uvas, girassol, argan e rosa mosqueta. Eles têm maior poder de hidratação quando comparados com os óleos minerais e também têm menos risco de alergia. "Também são ricos em vitamina E, A, proteínas e ácidos graxos", diz.



