‘Foi em 1933, eu tinha 10 para 11 anos quando viemos, o trem parava em Jataí. De lá para cá, de jardineira aberta e a travessia do Tibagi em balsa. Chegamos e aqui estavam o Alberto Koch e Oto Gartner. Eles já haviam sido os primeiros em Londrina’’. Assim Grete Eloise Sawade Muller, brasileira filha de paulista e de alemão, inicia a crônica familiar na origem de Cambé. Os alemães Koch e Gartner, primeiros donos de armazém e padaria em Londrina, respectivamente, estimulados pela Companhia de Terras eram também os comerciantes pioneiros em Nova Dantzig, ajudando a dar o ‘‘tom germânico’’ e apoiar a colônia rural a quatro quilômetros dali.
  Antônia e Karl Sawade com os filhos, Grete e Ricardo (4 anos), não eram de Danzig, mas tinham a experiência em cidade grande, São Paulo, de onde saíram para Nova Dantzig. E Karl, uma profissão muito apreciada no interior: ferreiro. Grete conta que a família comprou chácara e o pai abriu oficina no patrimônio, ‘‘consertando tudo’’ que lhe pedissem. E passou a fabricar carroças, ‘‘a primeira indústria’’, de onde sairia o primeiro furgão em automotor de Nova Dantzig. Para fazer o serviço militar obrigatório e ‘‘aprender a profissão’’, Karl foi à Alemanha; regressou e casou-se com Antônia, uma paulista de Limeira.
  Grete, agora uma das mais longevas pioneiras, conta ter presenciado, em Nova Dantzig, algo que nenhuma criança urbana imaginava: a quantidade de papagaios e outras aves numa sinfonia intensa de gorjeios. ‘‘Era um Brasil diferente. Se aos brasileiros surpreendia, maior ainda deve ter sido o impacto nos danziguenses, presume Grete, considerando que eles vinham da civilização moderna, dotada dos meios mais avançados. A urbanidade deles contrastava com o inóspito e Grete não esquece da jovem esposa elegante no trajar, de luvas e chapéu, enquanto ‘‘o povo andava muito cavalo, até as moças’’, naqueles primeiros anos.‘‘Foi duro nos primeiros tempos, mas a gente cresceu com a cidade e até que foi tudo bem’’, diz Grete. Entre outras famílias de Danzig estavam os Noske, Tkotz, Peus, Kuck, Muller, Haussler, Neudam.

mockup