GASTRONOMIA - Senhor Natal
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Adriana De Cunto<br>Editora 
Em dezembro não tem para ninguém. Levante a mão aquele que ainda não comeu uma fatia de panetone nesses primeiros 10 dias do mês. A iguaria pode ter sido criada na Itália, mas tanto caiu no gosto do brasileiro que o pão levemente doce com frutas cristalizadas e uvas passas parece mesmo um autêntico produto nacional.
O panetone não faz só a alegria das famílias em volta do café da manhã ou do lanche da tarde. Fábricas, padarias e supermercados encaram a guloseima como um verdadeiro presente de Papai Noel. O presidente do Sindicato das Indústrias da Panificação do Paraná, Joaquim Cancela Gonçalves, afirma que em dezembro o panetone representa, em média, 5% do faturamento das padarias curitibanas.
Segundo ele, que é proprietário da Panificação Vera Cruz, localizada no centro da cidade, a preferência do brasileiro recai sobre o tipo tradicional, com frutas. Em segundo lugar está aquele em que na massa é acrescentado chocolate em gotas.
O presidente comenta que até os anos 1980, era mais comum no mercado aquele "panetone de caixinha", ou seja, o industrializado. Há quase 30 anos, as padarias e supermercados espalhados por todo o Brasil se especializaram no prato e iniciaram também a produção. Gonçalves faz propagando do produto feito pelos padeiros: "É um panetone mais úmido, natural, sem conservantes".
Nos últimos dias, a Escola de Panificação do sindicato encerrou um curso ensinando funcionários de padarias a produzir panetones. A procura foi grande na escola, que foi inaugurada em maio deste ano e já prepara uma grade de novos cursos para 2009.
A pedido da FOLHA, Gonçalves repassa uma receita de panetone para quem deseja fazer em casa. Mas o sindicalista avisa: "Dá muito trabalho". Para quem quiser arriscar, confira, na sequência, todos os passos da produção. Na internet, vários sites especializados em gastronomia também têm receitas de como fazer a iguaria. Da web, sugerimos o Panetone de Liquidificador, também com receita reproduzida abaixo.


