GASTRONOMIA - Ópera e gastronomia, casamento perfeito
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Adriana De Cunto<br>Editora 
Ópera e gastronomia. Duas paixões italianas que se completam vivem uma grande semana em Curitiba. Primeiro, com o espetáculo La Traviata, que está em cartaz no Teatro Guaíra até domingo, dia 26. Em segundo lugar, inspirados pela obra de Giuseppe Verdi, restaurantes da capital resolveram incluir no cardápio pratos que homenageiam a peça.
Segundo a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Marisa Villela, a idéia da parceria com os restaurantes surgiu para que a ópera ganhasse repercussão em outros ambientes. Esses espaços têm como público-alvo pessoas que também costumam ir ao teatro. Assim, elas saboreiam os pratos e associam a arte da cozinha com a arte do espetáculo, afirma.
Segundo a assessoria de imprensa do Teatro Guaíra, três restaurantes aceitaram a proposta e durante toda esta semana estão oferecendo as opções inspiradas em La Traviata. Um dos primeiros a abraçar a causa foi o chef do Bistrô Poivre Vert, Leônidas Hoffmann.
Apreciador do gênero e conhecedor da obra de Verdi, Hoffmann buscou inspiração na tradicional cozinha francesa e na originalidade italiana para fazer a homenagem à ópera La Traviata. Ele conta que pesquisou os costumes, o período histórico e a comida italiana e fez algumas adaptações para criar três pratos.
La Traviata, uma combinação de espaguete com molho de tomate, manjericão, salsa, queijo parmesão e carne picada; Verdi, receita que leva frango sauté, com acompanhamento de aspargos verdes e cenouras glaceadas, e molho de trufas negras. Para encerrar a refeição, a sobremesa Fresi Rigolleto, que é servida numa taça colorida, com morangos marinados na bebida kirshe, suco de laranja e chantilly, acompanhado de purê de framboesa. No topo, um morango fresco fatiado, que lembra o adereço usado pelo bufão, personagem da ópera.
Hoffmann conta que o La Traviata é um prato bem tradicional na Itália, descoberto por ele em suas incansáveis pesquisas pela tradicional gastronomia. Sou um estudioso da culinária, diz o curitibano, que iniciou a carreira em 1967, através de um curso no Senac. Nesses 40 anos, ele realizou vários cursos de gastronomia e chegou a aprender francês e inglês só para ler os livros dos grandes chefs. A gente encomendava um livro da França e demorava um ano para receber, explica. Hoje, com a internet, tudo ficou mais fácil.
No caso do espaguete La Traviata, Hoffmann deu um toque bem especial à receita que serve no bistrô (especializado na tradicional cozinha francesa, especialmente carnes e molhos). O macarrão é caprichosamente ajeitado em uma pequena forma redonda no centro do prato, adicionado depois molho de tomate, a carne picada, queijo ralado, salsa e decorado com pimenta de cheiro vermelha. Ele fica com as cores da bandeira da Itália, mostra o chef com orgulho.
O Verdi é uma homenagem que Hoffmann faz a um dos seus ídolos, o chef francês Auguste Escoffier, conhecido como pai da culinária moderna. A combinação de frango, cenoura glaceada, aspargos verdes e trufas negras foi justamente a receita usada por Escoffier para marcar a sua admiração pelo compositor italiano.
Admiração que Hoffman não economizou e ousou com a escolha das famosas trufas negras, um dos ingredientes mais cobiçados pelos grandes chefs franceses. As trufas são pouco usadas nas cozinhas brasileiras, provavelmente pelo preço alto ou pelo desconhecimento. Elas são um tipo de cogumelo subterrâneo que nasce principalmente na França e Itália, mas que pouca gente sabe que é produzida também na América do Sul o tipo utilizado por Hoffman vem do Uruguai.
Os pratos preparados por Hoffmann poderão ser apreciados até sábado. Mas se você quiser se aventurar na cozinha, o chef do Poivre Vert cedeu as receitas para a Folha de Londrina.
Frango à la Verdi
Ingredientes
(Para 2 pessoas)
- 1 frango pequeno desossado
- sal
- pimenta
- molho demi-glace (pronto) 1/2 xícara
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 trufas pequenas
- 6 aspargos verdes
- mini cenouras glaceadas
Modo de fazer
Coloque o frango desossado na frigideira já com a manteiga derretida e refogue por 5 minutos cada lado. Acrescente o demi-glace, deixe reduzir, retire o frango e deixe no calor. Cozinhe os aspargos e a cenoura ponha um pouco de manteiga e açúcar na mesma frigideira e aqueça, coloque as cenouras e deixe caramelizar sem queimar.
Monte o prato, ponha o frango nos pratos, fatie as trufas e coloque por cima. Acrescente
o molho do aspargos, as cenouras e sirva.
La Traviatta
Ingredientes
(Para 4 pessoas)
- 200 g de queijo ralado
- 500 g de espaguete
- 200 g. de mignon picado
- 250 g de tomate sem pele e semente (maduros)
- 6 folhas de manjericão
- 1 colher de chá de salsa picada
- 1/4 de xícara de óleo de oliva
Modo de fazer
Cozinhe o espaguete,
coloque em uma panela
o óleo o tomate e refogue
por 3 minutos, acrescente
a carne e deixe refogar
por mais 3 minutos.
Acrescente o manjericão
à salsa. Monte o prato, salpique com queijo ralado.
Morangos a Rigoletto
Ingredientes
- 250 g de morangos
- 1/2 xícara de suco de laranja
- 1 dose de Kirsh
- 2 colheres de sopa de açúcar
- purê de framboesa (2 colheres de sopa)
- creme chantili (3 colheres de sopa)
- 1 morango para enfeitar
Modo de fazer
Marinar os morangos por 2 horas na geladeira no suco e no Kirsh e o açúcar. Bater o creme, misturar o purê de framboesa. Montar em tigelas, colocando os morangos, o creme já misturado com o purê. Monte e sirva.
Notas: O molho demi-glace é preparado com caldo de carne, toucinho ou bacon, polpa de tomate, vinho tinto e farinha de trigo para engrossar.


