A Universidade Federal de São Carlos vai oferecer 1090 vagas dentre seus 27 cursos de graduação, que serão disputadas por mais de 23 mil candidatos neste verão de 2000. A novidade é o curso de Engenharia Física, inédito no Brasil, com 30 vagas distribuídas entre entre os períodos diurno e noturno.
A UFSCar implantou um processo de seleção exclusivo, abandonando o esquema do vestibular da FUVEST. Os exames deste verão foram elaborados pela Fundação Vunesp e vêm de encontro à atual LDB (Leis de Diretrizes e Bases), que prevê novas e alternativas formas de acesso ao ensino superior. Depois da adoção do processo seletivo diferenciado, número de inscrições aumentou 120% em relação ao vestibular anterior.
As inscrições da UFSCar já encerraram. Os exames serão realizados em uma única fase, em três dias consecutivos: 16, 17 e 18 de janeiro. Doze cidades do estado de São Paulo serão palco das provas. Dentre elas está Presidente Prudente que, por estar próxima do município de Londrina, facilita a vida dos candidatos.
A UFSCar parece uma pequena cidade. Possui bibliotecas, laboratórios e auditórios, mas também tem teatro, lanchonetes, postos bancários e até prefeitura. Há um parque poliesportivo com quadras, piscina e ginásios. Os alunos, docentes e funcionários recebem atendimento médico e odontológico, além de serviços de limpeza e segurança.
O campus principal fica em São Carlos, onde se instalam os centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas. O campus de Araras abriga o Centro de Cências Agrárias e ainda conta com unidades nos municípios de Valparaíso, Anhembi e Piracicaba.