Farc entregam provas de vida de dez reféns
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de março de 2008
France Presse 
Caracas As novas provas de vida que a guerrilha colombiana das Farc entregou ao governo da Venezuela são relativas a 10 reféns, militares e policiais, para dar continuidade ao proceso de troca humanitária, anunciou na sexta-feira o ministro venezuelano do Interior e Justiça. Me comprazo em informar e me emociona o fato de termos recebido a prova de vida de 10 militares capturados pelas Farc, disse o ministro do Interior, Ramón Rodríguez Chacín
Nosso interesse é a paz na Colômbia, destacou Rodríguez Chacín, que foi o ministro designado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, para viajar em duas ocasiões à selva colombiana para receber seis reféns das Farc. Ele disse ainda que continua aberta a esperança para uma troca de 40 reféns políticos, entre eles a franco-colombiana Ingrid Betancourt e três funcionários públicos americanos, por 500 guerrilheiros presos na Colômbia.
Betancourt é a única mulher que ainda permanece em poder das Farc.
Entre as provas de vida aparecem referências ao soldado colombiano Pablo Moncayo, seqestrado pelas Farc em dezembro de 1997. Em relação à iniciativa do grupo guerrilheiro de enviar o material, Rodríguez Chacín declarou que eles estão dizendo: estamos dispostos a continuar negociando. Creio que a intenção das Farc seja de trocar guerrilheiros por militares, insistiu o ministro, acrescentando que reféns civis também fariam parte da negociação.
Algumas provas, gravadas em vídeo, foram feitas em 15 de dezembro de 2007, outras datam deste ano, explicou o ministro.


