Em menos de quatro minutos os soldados e cabos desmontaram, montaram e saíram com o jeep em movimento
Em menos de quatro minutos os soldados e cabos desmontaram, montaram e saíram com o jeep em movimento | Foto: Marcos Zanutto

A tarde deste domingo (7) na ExpoLondrina foi marcada por apresentações do Exército Brasileiro. Foi com a tradicional desmontagem e montagem do jeep Wyllys e a apresentação dos músicos da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel (Oeste) que os soldados e cabos encantaram os visitantes do parque Ney Braga.

Cento e vinte segundos foi o que os oficiais precisaram para desmontar o Jeep Wyllys, histórico veículo de 1967 do 15ª Batalhão Logístico de Cascavel. Foram duas apresentações: às 16h e às 18 horas. Os cabos dirigiam o jeep, paravam e o desmontavam por inteiro. Em seguida, remontavam e saíam rodando. Tudo isso em menos de quatro minutos. A plateia aplaudiu com gosto. Já às 17 horas, uma cena incomum: homens fardados, que o estigma colocaria como espartanos, em um aprazível concerto.

Diferentemente dos outros anos, nesta exposição a banda de Foz do Iguaçu não esteve presente. O tenente Armando César Cochak, oficial de comunicação de Apucarana contava o histórico das canções. Com tubas, bateria e trompetes, os músicos profissionais do Exército de Cascavel apresentaram um repertório nacional e internacional, tocando músicas desde Capital Inicial até a abertura da série televisiva “Game of Thrones”.

Com tubas, bateria e trompetes, os músicos do Exército de Cascavel apresentaram um repertório desde Capital Inicial até a abertura da série “Game of Thrones”
Com tubas, bateria e trompetes, os músicos do Exército de Cascavel apresentaram um repertório desde Capital Inicial até a abertura da série “Game of Thrones” | Foto: Marcos Zanutto

O estande verde-oliva da força nacional e os magistrais veículos de guerra chamavam atenção de quem passeava pela exposição. Jovens prestes a completar 18 anos olhavam com fascínio os equipamentos para demonstração expostos pelo 30° Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana.

“Além de termos um presidente que é ex-militar, sempre tem público que quer saber sobre o Exército, porque hoje a carreira militar é para homens e mulheres”, contou Cochak.

Foram expostas uma viatura Worker, de cinco toneladas, a Marruá, de quatro toneladas e duas Guaranis, que são carros blindados e anfíbios. Além dos veículos, as armas também despertavam o interesse: um Obuseiro 105mm destinado ao tiro de artilharia de longo alcance, do 26° Grupo de Artilharia de Campanha, de Guarapuava (Centro) e um Morteiro 120mm, de fabricação nacional, armamento orgânico de tropa de infantaria, com alcance de 13 km.

“Distribuímos bastantes folders sobre carreira militar e revistas para despertar o interesse nas crianças. Hoje posso confirmar, tem bastante jovem e mulheres interessadas. Elas estudam mais, são mais empenhadas. Se abre concurso de 20 vagas para oficiais médicos, 15 são preenchidas por mulheres, elas estão na área militar”.