Aqueles que gostam de manter o jardim em ordem, mas sem sujar as mãos, podem contratar uma empresa de paisagismo para o serviço. Na hora de organizar o jardim, na maioria dos casos, é feito um estudo que observa desde a luminosidade do local até as preferências do dono da casa.
''Primeiro nós visitamos o terreno, medimos e avaliamos a incidência de sol no local. Depois o cliente é trazido até a empresa para escolher as mudas'', explica Fernando Imagawa, proprietário de uma empresa de paisagismo e venda de plantas. O empresário salienta que a maioria das pessoas gostam de ter flores no jardim. Entre as qualidades mais vendidas estão o beijinho, a dracena, a lágrima de Cristo e a morea.
Imagawa afirma, porém, que cada planta precisa de determinada luminosidade e que algumas não resistem ao sol. ''Não adianta a pessoa escolher um beijinho para por em um local com muito sol que ele não vai resistir'', argumenta.
Mesmo quem não dispõe de muito espaço ou mora em apartamentos pode acrescentar um toque natural à decoração. Vasos com plantas são bem-vindos também em escritórios, ressalta Imagawa. Segundo ele, principalmente os homems procuram por vasos com folhagens. Outra opção é aproveitar locais como canteiros e o espaço embaixo das escadas para colocar plantas. ''Seja em vasos, canteiros ou locais abertos determinadas mudas se adaptam melhor a cada espaço'', declara.
Cuidados com terra adubada e irrigação, segundo Imagawa, são fundamentais para a manutenção da beleza de qualquer jardim, vaso ou canteiro. Também há aquelas plantas que necessitam de poda.(J.W.)

mockup