Estudante de 18 anos vence concurso de foto
O Prêmio Folha/Sumatra de Fotografia/97, realizado em comemoração aos 63 anos de fundação da cidade, foi vencido pelo estudante Weber Mori, de 18 anos, com o trabalho Londrina submersa. Ele nasceu em Maringá, mas estuda em Londrina. Em segundo lugar ficou Henrique Berg Machado, de 20 anos, com Braços abertos.
Weber, com Golden Londrina classificou-se também em terceiro lugar. O autor da foto escolhida em quarto lugar é Edvaldo de Freitas Munhoz, com Noite Londrina, enquanto Maria do Socorro Faheina Oliveira, com Igapó IV ficou em quinto.
Além da publicação da foto na capa desta edição especial, Weber ganhou uma viagem de três dias a Buenos Aires, com tudo pago. Berg vai a Caldas Novas (Goiás) para cinco dias no Hotel Thermas Di Roma, também com tudo pago e direito a acompanhante.
O concurso recebeu 88 participações, revelando o talento de dezenas de fotógrafos amadores - cada autor podia entregar até três fotos. Foi um sucesso, assegurou o diretor de Redação da Folha, Nelson Merlin, que presidiu a comissão julgadora formada pelos jornalistas João Arruda, Nelson Capucho, J.Pedro, Rogério Fischer e Egidio Brizola.
A comissão, também integrada pelo empresário Paulo Ferreira Muniz, do Grupo Sumatra, co-patrocinador do concurso, reuniu-se no sábado para abrir os envelopes, cujos autores sobrescritaram com pseudônimo - a identificação estava em ficha separada. Na primeira fase foram pré-selecionadas 31 fotos e na segunda, 18. Este grupo recebeu votos individuais e da soma surgiram as cinco finalistas.
Todas as fotos participantes, que pelo regulamento do concurso passam ao acervo da Folha, ficarão em exposição no hall do Centro Cultural e de Convenções Sumatra até dia 21. Os vencedores serão convocados amanhã, para a marcação da data da entrega dos prêmios.





