Erosão ameaça trevo na PR-323
O trevo de acesso a Lovat, na PR-323, corre risco de ser ''engolido'' por um grande foco erosivo provocado pelas águas das chuvas. O alerta é da Associação de Moradores de Lovat e outras lideranças que representam a comunidade.
Em função do deficitário sistema de coleta de águas pluviais no distrito, as enxurradas descem em grande quantidade num trecho de aproximadamente 500 metros, atravessam o trevo na rodovia até cair numa vala com cerca de 15 metros de profundidade por aproximadamente 300 metros de extensão.
O sitiante Agenor José Vega diz que o problema vem se agravando e que nenhuma providência por parte dos órgãos competentes está sendo tomada. A questão já foi denunciada para a Prefeitura de Umuarama, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e até ao Ibama.
O vereador David Penido esteve novamente visitando o local da erosão e disse que há mais de quatro anos vem reivindicando a diversos órgãos uma solução definitiva para o problema. A principal queixa do vereador é contra o Ibama que, segundo ele, ''tem ignorado o problema, apesar do grande dano ao meio ambiente e que poderia ser evitado''.
Agricultores que residem nas proximidades estão sendo prejudicados. Como a erosão se estende entre as propriedades, é comum animais, principalmente bovinos, morrerem após cair no buraco.
Penido reconhece que o problema é de difícil solução. ''É praticamente inviável, economicamente, recuperar a área, em função da dimensão do buraco. Mas tem que se fazer algo o quanto antes para impedir que problemas maiores venham ser registrados'', diz. Ele afirma ainda que as propriedades ali existentes estão praticamente condenadas e que, por isso, a intenção é acionar a Promotoria de Justiça para garantir, no mínimo, a indenização aos agricultores prejudicados. (J.G.)





