Equipe cumpre rotina de efervescência
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 13 de novembro de 1998
Numa rua tranquila de Curitiba, a um passo do Centro Cívico, onde se concentram os Três Poderes no Paraná, existe um prédio de quatro andares. Se não fosse pela placa na entrada, pouca gente saberia da efervescência que rola ali. Cerca de 50 pessoas fazem do escritório da Diretoria Regional da Folha em Curitiba um lugar de ação, boas idéias, empenho e espírito de equipe.
No começo da manhã, Dona Suzana e Lurdinha espalham o aroma de café pela cozinha, e depois abastecem todos os setores do jornal. Às 8h30, o pessoal do Administrativo já está cuidando dos assuntos que envolvem os funcionários e o pagamento de fornecedores. Seu Henrique, nosso contínuo, põe o pé na estrada com sua pastinha preta embaixo do braço.
Michel WillianComercialLaércio, Roberto, Leila, Amauri, Anjolilo e Sidinéia; Juliana, Jonatas e AuristelaEnquanto isso, a equipe do Departamento de Marketing está a todo vapor. Afinal, as estratégias para alavancar a Folha não param de encontrar eco e é preciso alimentar sempre e sempre os esforços por um jornal mais perto do leitor e de seus anseios. Projetos especiais, parcerias, eventos, patrocínios, anúncios, campanhas e outras atividades promocionais fazem parte do corrido dia-a-dia do departamento. Sempre trabalhando com prazo curto para executar as tarefas, os quatro integrantes, mais uma estagiária, estabeleceram o espírito de equipe como atitude número um.
No mesmo andar, os contatos do Departamento Comercial estabelecem em um grande mural as suas metas mensais e semestrais. Sua atuação junto a agências de publicidade e anunciantes é fundamental para mostrar as diversas oportunidades que o jornal oferece como mídia com grande presença no Paraná. A equipe, de nove pessoas e mais duas responsáveis pela captação de classificados, está toda reunida no começo da manhã e no final da tarde, e é quando se discute o que acontece no mercado. Todos os dias, cada contato faz cinco a seis visitas a agências ou clientes.
O trabalho na redação começa um pouco mais tarde. Vinte e cinco jornalistas, uma estagiária, quatro fotógrafos, dois diagramadores, três motoristas, dois laboratoristas e uma secretária, além de um correspondente em Ponta Grossa, compõem a equipe da redação. Embora o jornal seja impresso em Londrina, muitas páginas vão de Curitiba já diagramadas e editadas.
Pela manhã, o ar é ainda tranquilo, com menos repórteres trabalhando. A equipe cultural da Folha 2 é a primeira a chegar, já que o horário de fechamento do caderno é no começo da tarde. Chegam junto os repórteres da manhã do caderno Folha Curitiba, que vão produzir as matérias do dia-a-dia da cidade. Mais tarde, vão chegando os repórteres do caderno de Esportes. Política e Economia aportam no final da manhã, quando chega também a colunista social Isabela França. No começo da tarde, o resto da equipe.Michel WillianRedaçãoAdyr, Marcelo, Simone, Zeca; Mauro, Andrea, Dimitri, Giovani, Chico, Luciane, Jorge, Vânia, Mari, Miriam, Isabela, Anninha, Albari, James, Carla e Gilson; Carmem, Lu, Mônica, Elisa, Gerson; Vivian, Donatti, Ed Carlos, Adriana, Luiz Cláudio, Vieira; Taques, Mariela e Kraw; Israel, Edmundo, Mazza, Marquinhos e Paulinho
Mariela de Castro Santos