Correria para um lado, gente apressada para outro, mas tudo de um jeito organizado. É o dia-a-dia da Folha do Paraná/Folha de Londrina, de domingo a domingo, sem perdão nem nos feriados. Da diretoria da empresa ao mais novo contínuo contratado, a rotina é de agilidade e de muito cuidado nos procedimentos.
Durante o expediente, o visitante não encontrará um atendente sonolento se espreguiçando na cadeira giratória. Nem o repórter estará aguardando a chegada da pessoa a ser entrevistada rabiscando um desenho num pedaço de papel amassado.
O clima descrito não é resultado de uma norma ou de uma cartilha com dezenas de itens especificando o que é certo ou errado. É fruto da consciência que o quadro de funcionários adquiriu nesses 50 anos da Folha.
Somando diretores, serviços gerais, jornalistas, gerentes, escriturários, operadores, técnicos e tantos outros profissionais de diferentes áreas, são 409 pessoas envolvidas na produção diária do jornal que o leitor confere no dia seguinte em 491 localidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e parte do interior do Estado de São Paulo.
A equipe está distribuida em Londrina, Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Umuarama, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Apucarana, São Paulo e outras oito capitais brasileiras. A diretoria, dividida entre a sede da empresa, em Londrina, e a diretoria regional, em Curitiba, reúne cinco diretores e a secretária Rosiclei Scanavez.
Os diretores são João Antonio Vieira Filho (superintendente), João Milanez (presidente do Conselho de Administração), Antonio Carlos Macarini (administrativo e industrial), Olympio Lélio Almada Vicente (comercial) e Regina Maria Kracik Teixeira (regional).
Londrina, por ser sede, reúne o maior número de profissionais. Só na Redação, instalada na Rua Piauí, 241, centro da cidade, são 100 pessoas. Os jornalistas fazem a maioria: um editor-chefe, dois editores-adjuntos, 19 editores, 16 redatores, 29 repórteres e 6 fotógrafos.
A eles, somam-se quatro arquivistas, dois revisores, quatro motoristas, nove diagramadores, um digitador, um ilustrador, dois contínuos, um laboratorista, uma secretária e um auxiliar administrativo. Cinco dos 29 repórteres vinculados à Redação em Londrina são correspondentes e trabalham em Cornélio Procópio, Apucarana, Campo Mourão, Umuarama e Assaí.
A Pré-Impressão da Folha, setor para onde a Redação envia todo o material produzido, e que será lido no jornal do dia seguinte, reúne 23 profissionais: um gerente, sete paginadores, três fotolitógrafos, três operadores de scanner, dois técnicos de manutenção, dois digitadores, um encarregado de imagem, um encarregado de serviços de terceiros, um encarregado de fotomecânica, um encarregado de manutenção elétrica e um auxiliar administrativo.
Os anúncios que o leitor tem a oportunidade de conferir nas páginas do jornal passam por um setor chamado Studio Folha, onde trabalham dois arte-finalistas, um diagramador e um supervisor de publicidade.
O material jornalístico e publicitário segue posteriormente para a impressão, no parque gráfico da Folha, localizado na Avenida 10 de Dezembro. O setor reúne 20 profissionais: um gerente, 13 impressores, um auxiliar de impressão, um encarregado e quatro auxiliares de manutenção e limpeza.
Mas antes que as páginas sejam encadernadas, algumas equipes fundamentais na produção da Folha devem ser destacadas. Uma delas é a de Classificados, formada por dois supervisores e 14 atendentes. Outra é a de Telemarketing, com um supervisor, 15 operadores e sete auxiliares administrativos.
O pessoal encarregado do sistema de informática está dividido em dois setores: o CPD (Centro de Processamento de Dados), com um gerente e quatro operadores, e o Desenvolvimento, com um gerente e cinco programadores. Outra equipe garante o bom funcionamento de toda a estrutura administrativa e técnica. É a de Suprimentos e Serviços, com um gerente, três telefonistas, um encarregado de almoxarifado, um encarregado de manutenção de patrimônio, um assistente de suprimentos e um auxiliar administrativo.
Um dos setores responsáveis pelo retorno financeiro, o de Publicações, reúne a equipe de profissionais que trabalha na venda de publicidade. O grupo é comandado por um gerente nacional de vendas, três assistentes administrativos, três auxiliares de administração, um repórter-fotográfico, um programador, oito contatos publicitários, um gerente de eventos, um gerente comercial, um conferente de editais, um assistente de vendas, um supervisor de venda e um contínuo.
Os setores têm forte interrelação. O de recursos humanos, por exemplo, está ligado a toda a Folha. Uma coordenadora, dois assistentes e um auxiliar compõem o grupo. A mesma relação é feita por dois profissionais que integram o setor responsável pelo Programa de Qualidade desenvolvido na empresa.
As contas a receber e a pagar, por outro lado, são responsabilidades do pessoal do Financeiro e de Crédito e Cobrança. O primeiro é composto por um gerente financeiro, um assistente jurídico, um tesoureiro, dois contínuos, dois auxiliares e quatro assistentes de contabilidade, três assistentes e um auxiliar financeiro. O setor de Crédito e Cobrança reúne um encarregado, um assistente e quatro auxiliares.
Para o jornal chegar até o leitor, dois grupos são fundamentais. Um é o de Assinaturas/Vendas, com dois supervisores regionais, três assistentes, um encarregado, dois gerentes, um promotor, um coordenador e dois auxiliares.
A equipe da Circulação/Distribuição é composta por 40 profissionais. São 22 intercaladores, um assistente e nove auxiliares de expedição, dois auxiliares administrativos, um supervisor, um chefe, um gerente e um assistente de distribuição e dois motoristas.Josoé de CarvalhoTecnologiaPaginadores em ação: uma das etapas finais da pré-impressãoWalter Ogama

mockup