Eleger e conhecer um público-alvo
Ozires Tolói, diretor técnico da Artenge, destaca que cada empresa, mesmo atuando em diferentes segmentos, deve eleger um público-alvo e conhecê-lo a fundo. Para isso, elas contam com grandes parceiros, que são os corretores. "São figuras que conseguem trazer muito mais alinhado à necessidade e à capacidade (financeira) do público", diz ele. O objetivo da construtora, ao selecionar um local para o empreendimento, é alinhar esse desejo à possibilidade dos futuros clientes.
Tolói explica que a seleção de um local começa com a análise do Plano Diretor, recentemente aprovado em Londrina. "O plano projeta a capacidade que a cidade tem de absorver essa demanda futura, então, ele cria os canais pelos quais você pode trabalhar", explica o diretor. A Artenge também leva em conta, na seleção dos terrenos, o que existe no entorno e poderia atrair os moradores para determinada região.
"Temos de conhecer o mercado, conhecer as regiões - a população, renda per capita e nosso trabalho é em cima do foco principal, imóveis na faixa de R$ 300 mil", explica. Somente após dois estudos positivos de viabilidade a empresa lança um novo empreendimento, normalmente com três opções de plantas para os clientes.
ENTORNO VALORIZADO
A Plaenge identificou a região da Gleba Palhano como um vetor de crescimento de Londrina no ano 2000 e inaugurou seu primeiro empreendimento no local três anos depois. Hoje, a construtora vê esse vetor se alongando na região Sul, onde tem concentrado seus trabalhos. Olavo Batista, gerente da Plaenge, diz que a empresa não se preocupa apenas com a infraestrutura básica dos locais das obras (como água e esgoto), mas promove melhorias no entorno. "A gente atua como 'decoradora do ambiente'", diz Batista.
Ele cita a abertura e asfaltamento da Rua Jerusalém - que ligará o Alto da Palhano ao Aterro do Lago Igapó e a municipalização da Praça dos Pioneiros (em construção para ser doada à comunidade local) como exemplos da preocupação da empresa com a melhoria da região e da qualidade de vida dos moradores. A construtora também foi responsável por asfaltar a Rua João Huss. "Isso valoriza a região e vai de encontro à expectativa do cliente", ressalta Batista.





