No dia 10 de março deste ano circulou pela primeira vez o caderno Folha Entre-Rios, com o qual a Folha de Londrina/Folha do Paraná inaugurou um novo meio de divulgação regional, sobretudo das potencialidades e vocações da região de Entre-Rios, e também dos muitos projetos que podem alavancar o seu processo de desenvolvimento sócio-econômico.
Hoje, a Folha Entre-Rios chega à sexta edição. Nesses poucos mais de dois meses foi possível identificar uma série de iniciativas, públicas e privadas, que deram certo. No aspecto econômico, a diversificação de culturas e a introdução das agroindústrias em muitos municípios têm dado um novo alento a centenas de agricultores antes sem qualquer esperança de se fixarem no campo.
Nas cidades, alguns setores da indústria, como o moveleiro e as confecções, crescem a cada dia gerando emprego e importantes divisas econômicas para a região.
Entretanto, apesar das vocações e da reconhecida potencialidade econômica, sobretudo no setor da transformação de produtos, foi inevitável o registro de uma região que corre em busca de uma nova identidade. Essa realidade ficou explícita em recente discurso do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Nélio Gazelli, quando afirmou que a região é tida hoje, para o resto do Estado, como mera consumidora. A análise não leva em conta a expansão de determinados setores, rurais ou urbanos, que conseguem exportar sua produção para vários Estados brasileiros e que, por isso mesmo, encontram-se em inegável expansão.
Notadamente, Gazelli se referiu à carência de um projeto amplo, capaz de contemplar toda a região dentro de um processo desenvolvimentista. Isto é, uma ação conjunta que englobe desde o pequeno prestador de serviços aos maiores produtores no campo e na cidade, resultando em benefícios sociais.
É claro que vai ser necessário um levantamento minucioso em cada município, identificando suas vocações, seus avanços e dificuldades, como base para um projeto de âmbito regional. Essa, aliás, é uma discussão que vem ganhando corpo. Dela já participam entidades como associação de prefeitos, empresários, órgãos governamentais e instituições de ensino superior, entre outros setores.
Felizmente, nota-se que depois de muitos anos a região de Entre-Rios resolveu encarar seus problemas de frente. E busca solucioná-los. A Folha Entre-Rios não apenas reconhece o esforço que vem sendo empenhado por algumas lideranças em prol da região, mas também torce para que resulte em conquistas maiores.

mockup