'É uma tecnologia nova', diz presidente do TRE
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de outubro de 2014
Edson Ferreira<br> Reportagem Local 
No dia em que até o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, Edson Vidal Pinto, teve dificuldades para votar, a biometria recebeu críticas. Foram comuns as filas em diversas seções eleitorais, pela demora na identificação biométrica dos eleitores nas dez cidades em que a tecnologia foi usada (Curitiba, Balsa Nova, Londrina, Tamarana, Maringá, Ivatuba, Dr. Camargo, Floresta, Paiçandu e Campo Largo).
Depois de tentar oito vezes, o limite antes da liberação manual pelo mesário, o presidente pode finalmente votar. "Foi o pior momento que passei (nestas eleições)", disse Vidal Pinto, durante entrevista coletiva antes da apuração dos votos.
Ele reconheceu que, em parte, os problemas podem ter sido causados por falhas técnicas da Justiça Eleitoral. "Realmente, o calibre das máquinas não foi adequado. Eu não sou técnico no assunto, mas já falamos com os técnicos e vão fazer as correções." Vidal Pinto também comentou a dificuldade que alguns eleitores tiveram. "É uma tecnologia nova, alguns tiveram dificuldades, mas ninguém ficou sem votar."
Pelo balanço do TRE, 408 urnas tiveram problemas e precisaram ser trocadas. Deste total, 27 apenas em Curitiba.


