Do rafting marítimo ao futebol
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 17 de janeiro de 2005
Claudio Yuge<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Práticas culturais e esportivas para os veranistas estão englobadas no Projeto Viva o Verão, desenvolvido pelo governo do Estado, nos principais balneários do Litoral. A programação atende os principais centros como Guaratuba, Matinhos e Caiobá, e se estende para Pontal do Paraná, em Shangri-lá.
Nos quatro balneários estão montadas as estações fixas, para informar e atender os banhistas, com práticas culturais e esportivas. Em Caiobá, por exemplo, os amantes dos esportes radicais podem andar de skate, praticar escalada e também fazer mountain bike.
O projeto também engloba competições como o Festival de Vôlei de Praia, o Festival de Peteca, Festival de Futevôlei, entre outras. A programação conta com atividades diárias de educação física e ginástica, monitorados por especialistas, de terça-feira a domingo, em todas as unidades.
Uma das atrações no litoral paranaense este ano é a prática do rafting marítimo - conhecido também como canoagem oceânica -, que tem atraído dezenas de interessados. Onze instrutores, entre eles cinco integrantes da seleção brasileira de canoagem , ensinam os veranistas a remar e até mesmo a realizar manobras mais complexas como o giro quando o bico do barco fica alto.
Arena atleticana - Como parte da estratégia para popularizar ainda mais o Atlético no Paraná, a diretoria do Furacão montou este ano uma arena para incentivar a prática do futebol, com orientação especializada.
As atividades na Praia Brava, em Caiobá, terminaram no último final de semana, porém, a arena, que é composta por arquibancadas e duas canchas de futebol de areia, serão remontadas em Guaratuba a partir da próxima quarta-feira, dia 19. Os instrutores ministram aulas de aproximadamente uma hora, com a realização de um coletivo, com turmas divididas por categorias.


