Diferenciais para geração Z ganham força em condomínios
Quadra de beach tennis, espaço coworking e churrasqueira com piscina privativa estão entre os atrativos que chamam atenção
PUBLICAÇÃO
sábado, 26 de novembro de 2022
Quadra de beach tennis, espaço coworking e churrasqueira com piscina privativa estão entre os atrativos que chamam atenção
Lucas Catanho - Especial para a FOLHA
Quadra de beach tennis, espaço coworking, churrasqueira com piscina privativa, espaço refrigerado para recebimento de entregas e mercadinho são diferenciais que já fazem parte da realidade de condomínios em Londrina.
Segundo o Creci (Conselho Regional de Imóveis), a tendência é que as construtoras ofereçam cada vez mais esse tipo de atrativo aos clientes.
“Um condomínio com esse tipo de diferencial faz o cliente ter acesso a tudo aquilo que precisa ou deseja para uma vida mais completa. Mesmo que não haja intenção de vender o imóvel em um futuro breve, é muito importante considerar o potencial de valorização para uma possível negociação. E esses condomínios mais completos são excelentes nesse sentido”, analisa Claudemar Ferreira, delegado regional do Creci-PR.
Segundo ele, as construturas e incorporadoras de Londrina já vêm oferecendo esses diferenciais desde o surgimento da Gleba Palhano, mas a oferta de atrativos vem sendo intensificada nos últimos anos.
A tendência, segundo ele, é esse tipo de diferencial também estar presente em condomínios mais populares. “Lógico que com menos glamour, mas oferecendo piscina, pista de caminhada, churrasqueira, quadra, campo, entre outros”, pontua.
muito além
A estrutura ofertada pelos condomínios vai além do que foi citado acima. Rodolfo Sugeta, gerente regional da Plaenge Londrina, reforça que já existe previsão para abastecimento de carros elétricos em condomínios.
LEIA MAIS:
- Otimista, mercado imobiliário projeta crescimento de até 10% para 2023
- Pandemia intensifica desejo de morar em condomínio de casas
- Veja como usar azul, a cor do bem-estar na decoração
- Setor da construção investe para qualificar mão de obra
“Além de novos itens, podemos citar alguns aspectos já conhecidos dos projetos que ganharam mais importância. Nossas academias, por exemplo, são projetadas com apoio de uma consultoria para garantir excelente uso do espaço, com oferta de equipamentos profissionais e espaço para prática de atividades que vão de yoga a crossfit”, detalha.
Ele destaca ainda alguns cuidados não tão palpáveis a princípio, mas que fazem muita diferença quando o edifício é entregue, como, por exemplo, os projetos paisagístico e luminotécnico assinados por profissionais de referência no mercado.
“Na região do Alto da Palhano, por exemplo, estamos desenvolvendo um projeto paisagístico que envolve empreendimentos e o entorno, baseado nos conceitos de biofilia e gentileza urbana, com assinatura do paisagista Benedito Abbud”, detalha. A biofilia é a criação de ambientes que conectam as pessoas à natureza.
Sugeta relembra que a construtora já trabalhava com foco nesses diferenciais, mas que, com o isolamento social decorrente da pandemia, alguns deles se tornaram mais necessários.
“A pandemia despertou a valorização da casa como espaço seguro e de bem estar. Isso refletiu nos empreendimentos, que passaram a oferecer áreas de estar externas enriquecidas com um paisagismo exuberante e de qualidade e espaços para prática de esporte ao ar livre, como o beach tennis. A busca por bem estar e saúde se refletiu em todos os aspectos da vida dos londrinenses, inclusive em seus apartamentos e condomínios.”
O gerente entende que, quando o cliente está em busca de um apartamento, procura aquilo que melhor atenda às suas necessidades e expectativas.
“Com certeza, quanto mais o projeto está alinhado com isso, maior a chance de o cliente fechar negócio. Então, não podemos dizer que um item específico de área comum seja o fator decisivo da compra. São o conjunto da obra e a confiança na nossa marca que fazem a diferença.”
EXEMPLOS
O gerente destaca que os mais recentes lançamentos oferecem algum diferencial em suas áreas de lazer.
Dentre eles, cita o Artesano, que inclusive ganhou um prêmio internacional de arquitetura neste ano, o International Property Awards. O empreendimento tem beach tennis, piscina coberta com raia de 25m e spa, além de um paisagismo que abraça todas as áreas de lazer.
“E tudo isso enriquecido com a assinatura do projeto de interiores por um renomado escritório de arquitetura internacional, sediado em Dubai, especializado em hotéis e resorts de luxo.”
Sugeta cita também o Arbo e Flora, que compõem o Plaenge Parque Urbano, no Alto da Palhano.
O empreendimento dispõe de Praça das Águas, beach tennis, complexos aquático e esportivo, além do Parque Linear, que fica do lado de fora do empreendimento e poderá ser usado por toda a comunidade, a exemplo do que já ocorre com a Praça Pé Vermelho e a Praça dos Pioneiros.