Os internautas de plantão podem encontrar na rede mundial de computadores alguns sites que abordam o tema ‘‘vestibular’’. Na internet, é possível resolver dúvidas de última hora, conhecer a avaliação das faculdades e descobrir a relação candidato/vaga do curso pretendido.
O site Vestibular Sem Medo (www.zaz.com.br/vestibularsemmedo) se propõe a ajudar o estudante a se preparar para as provas, fornecendo dicas por disciplina e assuntos. Também traz orientações interessantes sobre o aspecto psicológico do exame, com algumas informações que podem ser úteis nesse período final. No Vestibuol (www.uol.com.br/vestibuol) o candidato encontra o ranking das escolas, calendário das provas, salas de bate-papo, simulados on line e notícias atualizadas todos os dias. Parte do conteúdo é restrito aos assinantes do Universo Online, mas todo mundo pode consultar notícias, análises de livros, listas de aprovados e gabaritos oficiais. As principais universidades do país também oferecem sites próprios com todas as informações necessárias aos vestibulandos.
Para os candidatos que deixaram de estudar algumas matérias, vale conferir alguns sites específicos. Na página Literatura nos Vestibulares (www.angelfire.com/on/frederico/index.html) há análises de obras de leitura obrigatória nos concursos de todo o país. Em Física.Net (www.fisica.net/portugues) há material de apoio para os estudiosos da disciplina , testes interativos e conteúdo voltado ao vestibular. Outra opção é o Ciberduvidas (www.ciberduvidas.com), que esclarece dúvidas de língua portuguesa.
Para relaxar na véspera do exame e ao mesmo tempo agregar informações aos conhecimentos adquiridos durante todo o ano, vale uma visita a sites de museus, bibliotecas, poetas e escritores. Uma boa pedida é a página do Museu do Louvre (www.louvre.fr/), ótimo para descontrair sem deixar de estudar. Por meio do acervo das pinturas é possível estudar as diversas escolas artísticas e até história, através da coleção de antiguidades gregas, romanas e egípcias. Também é uma boa oportunidade para treinar uma língua estrangeira, já que o site se apresenta em espanhol, francês, inglês ou japonês.