O varejo em Londrina registrou aumento de vendas neste Dia das Mães. No entanto, a média de crescimento, de 8% no comércio local, ficou três vezes abaixo dos 24% esperados pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).

Entre os lojistas pesquisados pela entidade, 53% informaram ter vendido mais do que em 2011. Para 24%, o desempenho foi equivalente ao do ano passado e 21% registraram queda nas vendas.

No universo de comerciantes que tiveram alta nas vendas, o crescimento médio foi de 18%. Os lojistas que venderam menos do que em 2012 destacam três motivos para a queda: endividamento dos clientes (7%), tempo chuvoso (6%) e altas nos preços (2%).

Vale lembrar que o Dia das Mães de 2011 foi um dos melhores dos últimos anos. Registrar aumento de vendas em comparação com o ano passado é, portanto, um dado bastante positivo para o comércio local.

Em âmbito nacional, as vendas feitas pelo comércio na semana do Dia das Mães, que este ano ocorreu entre 7 e 13 de maio, aumentaram 7,3% em todo o Brasil, na comparação com o período equivalente de 2011.

Na cidade de São Paulo, as vendas acompanharam o ritmo nacional de crescimento, com elevação de 5,1%. Os dados, divulgados hoje (14), são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

O crescimento nas vendas, no entanto, foi menor que o registrado em 2011 com relação ao ano anterior, quando nacionalmente houve elevação de 12,4%, enquanto na cidade de São Paulo alcançou 12,1%. De acordo com a Serasa Experian, o maior endividamento do consumidor determinou o crescimento menor nas vendas.

O resultado de vendas do Dia das Mães, no entanto, foi superior ao da Páscoa. De acordo com o relatório da pesquisa, essa informação, "evidencia uma melhoria gradual na atividade econômica, deixando agora as expectativas para o Dia dos Namorados". (Com informações do Portal Bonde e Agência Brasil)

mockup