Descendente de alemães busca o perfeccionismo
Arthur Ewaldo Unbehaun trabalha com plantas desde criança. O amor e o conhecimento foram herdados do pai que instalou a chácara no município de Rolândia em 1937. Aos 74 anos, hospitaleiro e simpático, ele mostrou a propriedade da qual conhece a história de cada árvore. Todas as pedras no lugar certo denunciam o perfeccionismo do descendente de alemães que toca com outros dois irmãos o empreendimento.
Unbehaun lembra que o pai começou trabalhando com mudas frutíferas, quando a colonização da região Norte do Paraná estava iniciando. ''Você precisa vender o que as pessoas desejam comprar. Quando o mato foi retirado dessas terras, os moradores precisavam colocar árvores com frutas'', relembra. Com cerca de seis anos, ele andava com um cesto pelas ruas vendendo frutas e verduras para ajudar a família. Foi acompanhando o trabalho do pai que aprendeu muitos dos segredos das plantas.
''Cuidar da planta como se fosse uma pessoa'', foi um dos princípios aprendidos como pai, garante Unberhaun. Tanta atenção não pode cessar nem no domingo quando as plantas precisam ser regadas. ''Nunca tiro férias, só viajo se for muito necessário'', confessa.
Com o passar dos anos a demanda por plantas ornamentais cresceu e a chácara passou a produzir mudas, conta. Também devido à procura dos clientes as flores também foram disponibilizadas. Unbehaun diz que algumas plantas são produzidas na chácara e outras vêm de São Paulo. Segundo ele, cerca de 1.500 espécies são vendidas na propriedade.(J.W.)





