Delícias da Páscoa
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de abril de 2007
Adriana De Cunto<br> Editora 
Você já pensou no cardápio para a Páscoa? A Sexta-Feira Santa terá peixe? E o domingo, a família comemora com carne ou uma boa bacalhoada? Seja qual for a pedida, opções não faltam para quem preferir ficar em casa ou se reunir com a família em um hotel ou restaurante. Também vários supermercados estão oferecendo cardápios especiais de Páscoa e recebendo encomendas para a Semana Santa.
A tradição de se comer peixe na Páscoa, ao invés de carne, é muito forte entre os brasileiros. Historiadores dizem que o hábito chegou com os primeiros portugueses e ficou mais forte com a instalação da Corte, no século XIX. O costume está associado ao fato de Jesus ter repartido esse alimento entre o povo faminto. Além disso, os cristãos evitam comer carne, em respeito a Jesus Cristo.
Mas se alguém pensa que é um sacrifício trocar a carne pelo peixe, está enganado. Muito mais saudável que a carne vermelha, é rico em proteínas, minerais, vitamina A, D e B e tem pouca gordura. O bacalhau, então, vedete da Páscoa, é supermagro.
Se a sua opção é almoçar fora no Domingo de Páscoa, há várias opções de restaurantes e hotéis, com preços variados. O restaurante do Victoria Villa Hotel tem duas opções de cardápio. No Crowne Hotel a pedida é para um completo brunch. E no Hotel Deville Express Curitiba o toque especial fica por conta de um café da manhã preparado com capricho.
Aliás, o café da manhã é uma dica interessante para quem quiser reunir os amigos ou a família sem ter que perder muito tempo na cozinha. Os pratos podem ser preparados em equipe (o que é bem divertido) ou cada convidado prepara a receita em casa e depois é só levar para o local da festa.
O chef Gildo Alves de Paula, do Deville, conta que além dos itens comuns aos cafés da manhã, o da Páscoa terá muffins, rocambole de chocolate, panquecas de iogurte com caldas de chocolate, coelhos de chocolate e espetinhos de frutas cobertos com chocolate. E para fugir um pouco do chocolate, que tal banana crocante?
Nesta página você encontra algumas opções de receitas deliciosas para elaborar o cardápio de Páscoa.
O chef Adriano Lemos Morais, do Crowne, sugere o Bacalhau à Gomes de Sá. O prato preparado por ele tem como base a cozinha clássica mesclada à contemporânea. Tem os ingredientes que não podem faltar como batata, cebola e azeitona preta. O toque atual fica por conta das três cenourinhas ''baby'', além de gotinhas de aceto balsâmico na decoração. O chef explicou que a cenoura baby é uma cenoura normal colhida antes de crescer o suficiente. Elas vêm com um pedacinho do talo verde, para dar um charme à decoração.
Outra receita, o Bacalhau de Páscoa, assinada pelo chef Luiz Domingues, vem do buffet Nani Carvalho.
Gildo Alves de Paula sugere duas receitas para o café da manhã, a Banana Crocante e a Panqueca de Iogurte com Calda de Chocolate.


