A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre as portas para mais 3.100 alunos neste janeiro. Uma das mais respeitadas instituições de ensino público do País, comemora em 2011, no dia 7 de outubro, 40 anos de reconhecimento do Ministério da Educação com números expressivos. Além dos novos acadêmicos, outros 17 mil estudantes, contando com os de pós-graduação estão divididos entre os 43 cursos de graduação espalhados pelo campus de 235,57 hectares.  
Para ensinar os milhares de alunos, a universidade tem no seu quadro 1.647 docentes. Outros 3.701 servidores trabalham para atender esse pessoal. E para a ‘abrigar’ a população da UEL, há uma área construída de 190 mil metros quadrados.
Como se vê, quando se fala em UEL, os números são grandiosos. A Biblioteca Central da Universidade, localizada no calçadão do Campus, possui mais de 125 mil títulos. Além dela existem outras quatro Bibliotecas Setoriais: do Centro de Ciências da Saúde (BS/CCS), da Clínica Odontológica Universitária (BS/COU), do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ), de Ciências Humanas (BS/CH) e uma Biblioteca Especial (no CLCH).
Para dar condições a todos de conhecer os serviços e o acervo da Biblioteca Central, o estudante pode participar de uma visita orientada, que geralmente é programada pelos Colegiados dos Cursos durante a semana de integração.
A união de toda essa grandeza está registrada pelo símbolo da instituição: aquele U formado com três listras e uma figura verde no meio. Essa marca surgiu em 1975, cinco anos a após a criação da Universidade, e o significado corresponde ao trinômio das funções da UEL: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, representados pelas três faixas que desenham o ‘U’ de Universidade. A circunferência central e a haste que a sustenta, representa a peroba, árvore símbolo do Campus.
Pesquisa
Em 2010 a Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional (Daai) realizou uma pesquisa para descobrir o perfil das pessoas que entraram na UEL no ano passado. 2.662 estudantes fizeram parte do levantamento: 55,45% do sexo feminino e 44,55% masculino. Pouco mais de 80% tinha de 16 a 21 anos e apenas 5% contavam com mais do que 30 anos de idade.
Em relação à origem dos estudantes, a pesquisa descobriu que metade dos que iniciaram seus estudos na universidade no ano passado morava em Londrina. Outros 28% residiam em cidades espalhadas pelo Paraná e 19% em municípios de São Paulo. A atividade mais praticada para ocupação do tempo livre dos estudantes era a internet (32%), seguida da leitura (23%) e TV (13%).

mockup