Estar atenta ao universo dos filhos adolescentes, incluindo seus diários virtuais, é a ''receita'' da assistente social Inamar Luiza de Souza Dias, de 42 anos, para um bom convívio. Com três filhos adolescentes, Guilherme, de 17 anos, Ana Luísa, de 16, e Flávia, de 14, Inamar diz que é preciso estipular horários e regras para que eles usem a rede mundial de computadores. ''Até para eles não brigarem entre si e não deixarem de fazer outras atividades, pois se deixar à vontade eles querem ficar o tempo todo no computador'', ressalta.
Inamar se preocupa em saber que fotografias seus filhos colocam nos blogs e também para que eles não se exponham tanto. ''Educamos nossos filhos para conviver no mundo e a questão dos valores é fundamental porque não é só nos blogs que vão enfrentar problemas'', diz.
Outro exemplo de mãe zelosa é a psicoterapeuta Laura Cristina Edwards, de 40 anos, que costuma ler o blog da filha Kendra e até comentar seu conteúdo. ''É para estar sempre envolvida com tudo o que elas (as filhas) fazem, saber como é essa geração, lidar melhor e não andar de 'olhos fechados' para o que minhas filhas estão vivendo'', justifica. (C.P.)

mockup