Curitiba tem atrações que o homem forjou com suas mãos
Construções modernas e futuristas nas ruas e o correto aproveitamento da natureza a tornaram a quinta mais procurada do País
Nani Góis/SMCSO Parque Tanguá, que cumpre também importante função de saneamento e preservação, é um dos mais belos a ser visitados, num passeio em que o verde e a ecologia são a maior atraçãoO fato de Curitiba ter se tornado a quinta cidade brasileira mais procurada por turistas chamou a atenção até mesmo quem trabalha no setor. Mas não surpreenderia um observador atento ao som de sotaques estranhos no ar e ao movimento crescente de pessoas boquiabertas diante de construções modernas e futuristas nas ruas e parques da cidade.
Curitiba soube forjar suas atrações turísticas e hoje tem nas linhas arrojadas do Jardim Botânico, da Ópera de Arame e da Universidade Livre do Meio Ambiente os principais pontos de visitação dos que por aqui passam. O verde dos parques também lidera na preferência, principalmente os parques Barigui, o mais antigo da cidade, e o Tanguá, com sua queda dágua e seu túnel sob a rocha.
Os turistas que aqui chegam, em seu maioria, já sabem o que querem conhecer, dada a fama que a capital paranaense conquistou como cidade planejada e bem equipada. A página da Prefeitura na Internet, por exemplo, recebe cerca de 700 consultas a cada dia.
A lista de atrações inclui a Pedreira Paulo Leminski, onde grandes shows nacionais e internacionais são realizados, e os memoriais dedicados às várias etnias que compõem o perfil do curitibano. O destaque é o Memorial Ucraniano, com sua cúpula dourada e a réplica da primeira capela erguida pelos imigrantes, onde funciona um pequeno museu.
As extensas áreas verdes, que proporcionam lazer aos habitantes e fascinam os visitantes, têm ainda outro apelo o da preservação do meio ambiente. Os 14 parques, 12 bosques públicos e 1.100 particulares, somando 80,7 milhões de metros quadrados, nasceram para preservar os fundos de vale, evitando a poluição dos rios, e com isso também conter as enchentes.
Notoriedade Curitiba oferece ainda outras curiosidades. Foi a primeira cidade a criar uma Rua 24 Horas, que oferece um comércio e restaurantes que nunca fecham; e foi pioneira ao criar um calçadão no centro a Rua XV de Novembro. Há 27 anos, essa rua, então a principal artéria da cidade, foi quase toda fechada aos carros e reservada para o uso exclusivo de pedestres. Na sua primeira quadra único trecho, mas bem estreito, por one passam veículos funciona a também famosa Boca Maldita, local de encontro e de discussões que vão desde política até fofocas da cidade.
É fato que a notoriedade obtida por Curitiba nasceu das propostas e construções modernas. Mas o passado ainda tem seu lugar, especialmente no centro histórico da capital, com suas edificações do século passado. Bares, restaurantes e galerias preenchem o espaço, formado pelos largos da Ordem e da Igreja do Rosário, ligados por apenas uma quadra ainda calçada de paralelepípedos.
Ali também, aos domingos pela manhã, funciona a feira de artesanato e produtos típicos de Curitiba, conhecida como Feira do Largo da Ordem. É um dos locais mais disputados por turistas e ponto de encontro da população da cidade.





