Criatividade garante novos livros
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de junho de 2001
Da redação 
Através do Projeto Reciclagem e Meio Ambiente, a Escola Estadual Barão do Cerro Azul, de Ivaiporã, está conseguindo ampliar o acervo de sua biblioteca. Dezenas de livros, voltados principalmente para uma clientela infanto-juvenil, foram para o acervo nos últimos meses.
A diretora da escola, professora Deolinda May, explica que o projeto vem sendo desenvolvido desde fevereiro em várias etapas, e deve ser concluído ao final deste mês. Buscamos a conscientização dos alunos para a necessidade de preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, eles estão verificando a importância de manter a coleta seletiva do lixo que, inclusive está nos garantindo recursos para comprar livros, avalia a diretora.
O desenvolvimento do projeto foi justificado junto ao Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, com base na realidade social, econômica e cultural no meio escolar. O objetivo foi envolver a comunidade interna, além de familiares e amigos dos escolares, pela necessidade de difundir princípios e valores que respaldem o cidadão social do futuro, no sentido de que compreenda o quanto é importante reciclar todo e qualquer tipo de material descartável em seu meio.
A coleta de materiais recicláveis foi desenvolvida ao longo deste primeiro semestre, como forma de instruir os alunos e as pessoas do seu meio, alertando-os de que o nosso ambiente está cada vez mais degradado e que, apenas o próprio homem e sua consciência podem amenizar esta situação que preocupa a todos, justifica Deolinda.
O envolvimento e conscientização dos alunos, acerca da importância de separar os materiais recicláveis, foi obtido de várias formas, entre elas a produção de trabalhos artesanais, cartazes e textos. Os trabalhos foram apresentados numa exposição na escola, com direito até a um desfile de modas, com peças produzidas a partir de materiais recicláveis.
O material que está garantindo a compra de novos lotes de livros para a biblioteca da Escola Barão do Cerro Azul são as latinhas de alumínio. Alunos, pais e professores têm se organizado para juntar as latinhas, não apenas em suas casas, mas também em festas particulares e comunitárias, contando com o apoio de vários segmentos da sociedade.
A partir do segundo semestre, conforme anuncia a diretora da escola, um novo projeto será implantado, mas a coleta de latinhas vai prosseguir.


