Cooperativas do PR paralisam as vendas
As principais cooperativas do Paraná passaram o dia de ontem sem realizar qualquer operação de venda de produtos agrícolas. ''Está tudo parado'', disse o analista técnico-econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti. A falta de referência de preço, pelo não funcionamento da Bolsa de Chicago, foi a justificativa dos responsáveis pelos setores de comercialização.
Segundo o operador de mercado interno da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá (Cocamar), Sandro Fernandes, a expectativa é que o mercado se regularize a partir desta sexta-feira. ''Nosso objetivo é resguardar o produto e o produtor'', disse. ''Só vamos atender quem realmente precisar.'' A Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo) também não realizou nenhuma operação de venda.
O analista Mário Balk, da Cooperativa Agropecuária Três Fronteiras (Cotrefal), em Medianeira, disse que a cooperativa estava fazendo alguns negócios ontem tendo como referência os preços de segunda-feira. ''Mas está devagar'', afirmou. Segundo ele, as vendas foram feitas em razão de se estar numa entressafra.





