Os médicos da região montaram uma cooperativa de crédito há três meses em Londrina: a Unicred Norte do Paraná. Com compensação do movimento feita pelo Banco do Brasil, a empresa conta hoje com 250 médicos cooperados.
A Unicred oferece serviços bancários como conta corrente, conta poupança, cheque especial e aplicações no mercado financeiro, com juros e taxas mais baratas do que as cobrados pelo sistema bancário. Atualmente, os juros do cheque especial são de 5,2%, sem IOF. ‘‘Num financiamento com prazo de pagamento de 12 meses, o cooperado paga juros de 3,4% ao mês, sem nenhuma taxa’’, diz Álvaro Jabur, presidente da Unicred.
Para se associar, os médicos adquirem uma cota-parte, que lhe dá direito de participar das decisões da cooperativa. O valor da cota-parte é de R$ 300. Seis funcionários trabalham na agência de Londrina. ‘‘No final de julho, inauguramos outras duas agências, em Maringá e Apucarana’’, conta Jabur. A Unicred abrange 76 cidades do Norte do Estado. (C.L.)

mockup