Conteúdo foi retirado do currículo escolar
Há uma grande demanda por informação sobre política entre os jovens, que as escolas não estão suprindo, de acordo com o professor do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Costa de Oliveira. Ele é coordenador do projeto Ensinando Democracia, que desenvolve material didático sobre o tema para escolas públicas. ''Os jovens não sabem definir com precisão qual o papel de um parlamentar, a diferença entre vereador, deputado e senador, o que faz cada um. Há necessidade de linguagem e pedagogia que ofereça conhecimento à população. Isso é muito importante porque faz parte da formação da cultura cívica e cidadã'', explica.
Segundo Oliveira, após as disciplinas Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Estudos de Problemas Brasileiros (EPB) terem sido tiradas do currículo escolar por causa do estigma de terem sido criadas pela ditadura militar, nenhuma outra de conteúdo crítico e democrático foi criada para substituí-las. ''Não há hoje uma disciplina que aborde o que é democracia, parlamento, representação. E que trate da moderna cidadania e da moderna democracia'', lamenta o professor.
A falta de informação acarreta dificuldade de posicionamento dos jovens em relação a partidos, eleições e movimentos sociais, alerta Oliveira. ''Não é uma geração que teve que lutar pela democracia. Eles associam a política a falcatruas e escândalos, e se afastam. Isso é muito ruim. Tem que ter um conteúdo didático-pedagógico ensinando'', defende. (D.R.)





