Construtora adota metodologia para reduzir custos
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de fevereiro de 2016
Nelson Bortolin<br>Reportagem Local 
A metologia Lean, desenvolvida pela Toyota para reduzir custos internos, é uma das apostas da Vectra Construtora para manter-se sustentável. Com o apoio de uma consultoria, a empresa está em plena implantação do projeto, que dura seis meses. Por enquanto, as ações se concentram na parte administrativa: é o Lean Office. Na sequência, será feito o Lean Construction, quando a Vectra levará a metodologia para os canteiros de obra.
"Nesta primeira parte, estamos revendo 40 dos nossos processos para eliminar o desperdício", conta a diretora Administrativa, Roberta Costa Alves Nunes Mansano. Segundo ela, inicialmente são mapeados todos os processos, trabalho que envolve os colaboradores de todas as áreas. "A ideia é desconstruir os processos para reconstruí-los de modo mais eficiente. Fazemos reuniões para discutir cada etapa dos processos, como os de compra, de emissão de notas, de contas a pagar, de contas a receber", exemplifica.
A diretora afirma estar com grande expectativa quanto à redução de custos que será alcançada. De acordo com Roberta, com menos despesas, a empresa poderá continuar crescendo, sem ter de reduzir o quadro de pessoal, mas também sem inchá-lo.
Quando chegar ao canteiro de obra a metodologia pode trazer ainda mais benefícios. "É dali que sai a maior parte dos recursos da empresa", declara a diretora. O presidente da Vectra Manoel Luiz Alves Nunes conta que há muito tempo a construtora já realizada práticas sustentáveis. O reaproveitando de entulhos foi um dos primeiros. "Trabalhamos muito tempo reaproveitando todo o material que sobrava", declara. O custo da mão de obra para manter essa atividade, segundo ele, fez com que a empresa mudasse o foco. "Em vez de reaproveitar, passamos a concentrar esforços para não gerar mais entulhos. Para isso, tomamos algumas medidas, como limpezas sequenciais em todas as fases da obra."
A construtora também desenvolveu, segundo o empresário, uma série de tecnologias e projetos relacionados à sustentabilidade ambiental. Entre eles, a redução do uso de madeira, de gastos com energia elétrica e de desperdício de água. "Às vezes, simples dicas de especialistas, como arquitetos e engenheiros, contribuem bastante para que nossos imóveis também sejam sustentáveis."
De acordo com Nunes, toda a indústria da construção vem se preocupando com a preservação do meio ambiente. "Um exemplo disso é que antigamente as válvulas de descarga (do vaso sanitário) eram para 18 litros. Hoje elas vão de 3 litros a 6,9 litros", conta.
CLIENTES
Atender aos anseios do cliente é um dos pressupostos da sustentabilidade empresarial. E, segundo a direção, a Vectra vem se esforçando neste sentido."Nosso foco sempre foi surpreender o cliente quando entregamos os imóveis. O nosso índice de satisfação do cliente tem feito a diferença". O presidente destaca que a empresa não entra em guerra de preços. "A qualidade do nosso produto é nossa maior aposta."
Nunes afirma que a construtora ainda desenvolve projetos na área social, como o coral que atende cerca de 50 crianças.



