O centro de Londrina já foi o mais cobiçado ponto comercial da cidade. A região não deixou de ser, mas hoje tem um concorrente cada vez mais forte no quesito edifícios comerciais. Trata-se da Gleba Palhano (Zona Sul), um local que ganha, do dia para noite, obras e mais obras, sejam elas residenciais ou não.
A sucessão dos bons resultados da construção civil vem fazendo dessa região uma área cada vez mais valorizada, cheia de prédios de alto padrão e um comércio que se fortalece dia após dia.
De olho na demanda por novos espaços comerciais, as incorporadoras Rossi e Montosa lançaram o Palhano Business Center, com entrega programada para 2014. O empreendimento, com vista para o Lago Igapó, fica na Avenida Ayrton Senna, uma das principais vias da região, e vai contar com 161 salas.
Com 312 unidades comerciais e localizado na Avenida Madre Leônia Milito, a A.Yoshii lançou no início desse ano o Centro Empresarial Jardim Sul. A obra tem entrega prevista para 2014 e também vem de encontro ao efervescente mercado consumidor.
Os edifícios foram concebidos não apenas sob os conceitos de modernidade. As construtoras seguem uma tendência mundial criando prédios sustentáveis, afim de que se tornem, também, novas armas contra o temido fantasma que assombra a população, que é a falta de recursos naturais básicos num futuro não muito distante.
Esse modelo ''green building'' - termo mundialmente conhecido que define as instalações sustentáveis - utiliza-se de forma racional e planejada de recursos naturais como água e energia elétrica. A Rossi e Montosa aplicaram no projeto do Palhano Business conceitos que permitem a captação de águas pluviais, teto verde com grama em uma das lajes, o que diminui a absorção de calor, fachada envidraçada, o que favore maior entrada de luz natural e reflete o calor, objetivando economia de energia.
Sustentabilidade
A A.Yoshii projetou em seu primeiro edifício comercial, o Jardim Sul, vidros laminados e refletivos em toda fachada, sensores de presença, que geram economia de energia, e captação de água da chuva para redução de consumo de água, o que diminui, consequentemente, o acúmulo nas galerias pluviais.
A implementação das melhores soluções que diminua a agressão ao meio ambiente é uma realidade cada vez mais presente nas construções de grandes cidades brasileiras. Em nações mais desenvolvidas, como países da Europa, por exemplo, essa é uma prática sólida vista em todos os novos prédios levantados. Empreendimentos sustentáveis são economicamente viáveis e geram um apelo ecológico e social entre as pessoas que, mesmo a passos lentos, se mostram preocupadas com o futuro da planeta.

mockup