Em 2016 o saudoso Esporte Clube Comercial, time oriundo de Cornélio Procópio, completa 55 anos da conquista do Campeonato Paranaense de Futebol. Uma vitória com gosto de façanha: foi a segunda equipe do interior a vencer a disputa, até então dominada por times da capital. A primeira equipe a faturar a taça foi o Monte Alegre, de Telêmaco Borba, em 1955.
Somente os mais velhos devem se lembrar do local onde os jogos do Comercial aconteciam. "Havia um belo campo de futebol no alto da Avenida 15 de Novembro, onde hoje está um restaurante, era o nosso gramado sagrado", lembra o jornalista Waurídes Brevilheri, que narrou todos os jogos do campeonato de 1961, pela Rádio Cornélio.
Naquele ano, o "Leão do Norte", como era conhecido, venceu o Campeonato do Norte do Paraná e decidiu o título vencendo a Esportiva de Jacarezinho (campeã do Norte Pioneiro) e o Operário Ferroviário de Ponta Grossa (campeão do Sul). O campeonato na época era dividido em três zonas, com a disputa final entre os vencedores.
"A grande final foi contra o Jacarezinho, em casa. O público compareceu em peso. A vitória foi apertada: 1 x 0. Por alguns momentos, os torcedores abaixaram as faixas de campeão, diminuíram os gritos, porque o adversário estava marcando forte. Mas quando acabou o jogo, foi uma grande explosão. Houve carreata e festa nas ruas", lembra Brevilheri.
Os grandes atacantes eram Garoto e o paraguaio Villanueva, que tinham fama de não deixar o placar em branco. O goleiro Asa também fez história, e ganhou um troféu por destaque na sua posição.
"Era um time de muita raça. Quem custeava eram os grandes cafeicultores da época, tanto que alguns dos atletas saíram de dentro das colônias das fazendas. Mesmo assim a equipe passava dificuldades, tanto que quase todos os jogadores tinham uma ocupação além do futebol", lembra Brevilheri.
Ele conta que por conta do título do estadual, o Comercial pode participar da Copa do Brasil, e jogou contra grandes equipes.
Fundado em 1943, o Comercial também teve outra grande conquista, em 1958, quando foi Campeão do Norte do Paraná. O time continuou atuando até 1969. Após um longo hiato, a equipe retornou em 1992, jogando na primeira divisão, onde se manteve até 1995. O Comercial se manteve ativo até 2007, quando ocorreu sua última partida, na segunda divisão do Paranaense.

Imagem ilustrativa da imagem Comercial, eterno campeão
Narrador da partida, Waurídes Brevilheri não se esquece do Comercial: "Eram tempos difíceis, mas com um brilho que nunca mais vi na cidade"