Clínica do Bebê mostra soluções de saúde bucal
Um dos grandes projetos desenvolvidos pela secretaria de Saúde de Arapongas, é a Clínica do Bebê, dentro do programa de saúde bucal para a prevenção contra a cárie em crianças com até 1 ano de vida. Funcionando há pouco mais de um mês, a Clínica está instalada no Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic), e tem capacidade para atender até 20 crianças por dia.
O atendimento na clínica é feito por profissionais que formam uma equipe multidisciplinar de dentistas, nutricionistas, pediatras, assistentes sociais e vacinadores. No início do tratamento, as crianças com até 1 ano são atendidas pelos profissionais, e os pais recebem noções de higiene e alimentação adequadas, para evitar o aparecimento da cárie. As crianças continuam a receber acompanhamento até os 5 anos.
A Clínica do Bebê é uma iniciativa que faz parte de um convênio com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que é pioneira neste atendimento. Os profissionais que prestam atendimentos passaram por um período de treinamento na Bebê Clínica da UEL durante 160 horas. Além do intercâmbio de informações e experiências, a parceria envolve ainda a aquisição de equipamento pediátricos adquiridos pela prefeitura. (A.S.)





