Carolina Avancini
De Londrina
Especial para a Folha
Projetada para abrigar casas populares, a região dos Cinco Conjuntos extrapolou a função e hoje concentra um centro comercial e industrial em franco desenvolvimento. Localizada entre a Avenida Brasília e o setor norte da cidade, a região engloba cerca de 40 conjuntos diferentes, iniciados nos anos 70, e hoje registra população de cerca de 100 mil habitantes. É a parte da cidade que mais cresce, atraindo a atenção de diversas empresas interessadas em expandir seu campo de atuação.
De acordo com a geógrafa Yoshiya Nakagawara Ferreira, o potencial de crescimento da área norte é ilimitado. A região entre o centro da cidade e os cinco conjuntos iniciais – distantes 17 quilômetros – possui os maiores índices de valorização, principalmente por causa do volume de veículos circulando. ‘‘Quando as primeiras famílias se instalaram nesses bairros, os filhos eram pequenos. Essas crianças cresceram e hoje trabalham e estudam no centro, causando toda essa movimentação’’, afirma Yoshiya.
O crescimento acelarado também se explica pelo objetivo das pessoas que investem na zona norte. ‘‘As famílias compram imóveis na região para morar, não se trata apenas de investimento. A população aumenta rapidamente e surgem novas necessidades, abrindo caminho para a expansão comercial. Por essas características, é um local muito atraente para o estabelecimento de novas empresas’’, completa a geógrafa.
Atentos a essas possibilidades, muitos empresários estão investindo na região. A rede de supermercados Muffatão possui um terreno na área e deve começar a construir uma loja em meados do ano que vem. A imobiliária Abílio Medeiros inaugurou uma filial na Avenida Saul Elkind e a administração se surpreende com o volume de negócios fechados. Para o futuro, pretendem viabilizar um centro comercial – shopping center ou galeria.
Os comerciantes já estabelecidos nos Cinco Conjuntos também se uniram para estimular o desenvolvimento da área. A Associação do Comércio e da Indústria da Região Norte (Acirenor) trabalha no sentido de obter melhorias e está alcançando resultados positivos. ‘‘A construção de um canteiro central na Saul Elkind e a reforma da 3ª Companhia da Polícia Militar são algumas das conquistas, aliadas a diversas campanhas para fomentar as vendas’’, afirma Antônio Arruda Pântano, presidente da entidade.
São cerca de 100 estabelecimentos atuantes junto à Associação, entre os mais de 1.200 espalhados por toda a região. Entre as reivindicações desses empresários, figuram a instalação de uma agência bancária e o estabelecimento de uma sede regional da administração municipal. ‘‘Muitas empresas estão vindo para os Cinco Conjuntos porque acreditam no nosso potencial. A região precisa ser mais valorizda’’, finaliza Pântano.

mockup