Cidade Industrial terá bairro europeu
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de dezembro de 1997
Londrina 
Arquivo FolhaNova cidadeO arquiteto Jorge Wilheim com a planta da CIL: empreendimento de 412 alqueires na zona norte será um misto de negócios e lazerA Cidade Industrial de Londrina (CIL) agrupará mais do que simplesmente indústrias e empresas de serviços, numa área de 412 alqueires, na zona norte. Com projeto assinado pelo arquiteto Jorge Wilheim, o empreendimento será um misto de negócios e lazer, agrupando centro esportivo, clube, hotel (Pousada Primavera), restaurantes, shopping center, três lagos - criados através do represamento do Ribeirão Lindóia -, postos de combustíveis, ambulatórios médicos, condomínios industriais, centro de eventos, teleporto, centro de desenvolvimento tecnológico, entre outros.
Responsável pelo plano diretor (Master Plan) daquela área, Wilheim também projetou a reconstrução de uma estação de ferrovia no local. A idéia é construir uma vila de artesãos, com casinhas de dois andares em frente à estação. No térreo, os artesões podem vender seus produtos. O piso superior será utilizado como moradia ou oficina, explica o arquiteto. Também criamos um bairro europeu, que tem prédios comerciais e habitacionais com fachadas homogêneas, característica marcante nas construções de cidades como Barcelona, na Espanha.
Um dos lagos da CIL terá um terço do tamanho do Igapó. Wilheim projetou uma grande quantidade de área verde para o local para melhorar a qualidade de vida da população da zona norte, que poderá usar a Cidade Industrial para lazer. As grandes indústrias também ficarão em áreas isoladas, evitando que as ruas fiquem monótonas. A implantação do projeto de Wilheim deve começar no início de 98. Uma das primeiras indústrias a se instalar na CIL - a Dixie Toga - tem início de operação previsto para janeiro. A Cidade Industrial de Londrina é um projeto para os próximos 20 anos, diz Wilheim, que também projetou a Cidade Industrial de Curitiba. (C.L.)


