Café de Curitiba importa receita e começa a servir pão consumido diariamente no país vizinho

Um prato que tem o gostinho das fazendas paraguaias, o Chipa Guazú está conquistando os frequentadores de um café do centro de Curitiba, o Hacienda. Trata-se de um tipo de pão, superconhecido e consumido no país vizinho, mas que na região de Curitiba ainda não é famoso. No Paraná, ele é bem conhecido nas cidades do Oeste, que fazem fronteira com o Paraguai, e no Brasil, é bem consumido no Mato Grosso do Sul, estado com grande concentração de imigrantes paraguaios.
  No Hacienda, o Chipa Guazú (Pão Grande, em guarani) chegou pelas mãos de uma das sócias, Alexandra Moro. Casada com o paraguaio Canaiti Bejarano, ela aprendeu a receita na última viagem que fez a Assunção, com a empregada do sogro. Está aí um dos charmes do prato servido no Hacienda (fazenda, em espanhol): a receita é bem caseira, mas recebe uns ‘‘segredinhos’’ para incrementar.
  Alexandra conta que enquanto no café da manhã os paraguaios consomem o pão de queijo normal, no almoço, para acompanhar uma carne assada, por exemplo, eles servem a chipa. ‘‘Eles não usam o arroz como acompanhamento. Usam a chipa ou mandioca cozida’’, explica. O prato é mais uma herança dos índios guaranis e fica bem gostoso se feito com o milho fresco, recém-descascado. ‘‘O prato foi criado pelos indígenas e aperfeiçoado pelos espanhóis, que acrescentaram pimenta, carne e presunto’’, lembra Alexandra.
  No Hacienda, a Chipa começou a ser servida em janeiro, depois que Alexandra voltou da viagem ao Paraguai. Por enquanto, ele é servido com salada, mas a idéia é oferecê-lo também com uma carne grelhada. O público do café, bem eclético, formado por jornalistas, artistas, pessoas que trabalham nas proximidades das avenidas Carlos de Carvalho e Saldanha Marinho, além dos apaixonados por motocicletas, costumam comer a chipa acompanhada com uma cerveja bem gelada. ‘‘Com vinho também é gostoso’’, acrescenta Alexandra. O prato é bastante saboroso e cremoso e o gosto do milho é marcante. Ele parece um prato leve, mas pode ter certeza que alimenta. Vai bem no almoço e no happy hour.


Receita

Ingredientes
- 1 quilo de milho fresco (mais ou menos 10 espigas)
- de 300 a 400 gramas de queijo paraguaio, queijo minas ou mussarela
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de azeite ou manteiga
- sal a gosto ou caldo de carne
- 1/2 xícara de coalhada ou ricota
- 1 cebola grande picada

Como preparar
Bater no liquidificador o milho com o leite (bater aos poucos, em porções). Em uma tigela colocar os ovos e o queijo amassados com a mão. Para o queijo ficar mole e mais fácil de amassar, uma dica é tirá-lo da geladeira um pouco antes. Depois, acrescentar o sal (ou o caldo de carne), a cebola, o azeite (ou a manteiga), o milho triturado e a coalhada. Misturar bem os ingredientes e colocar no forno (entre 230ºC e 240ºC) até dourar.