Imagem ilustrativa da imagem Certificações de excelência
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Muito além da "sopa de letrinhas" e números que caracterizam as certificações nacionais e internacionais (ISO 9001:2015, RN 277, ONA, ACSA), conferindo diferenciação às melhores práticas de gestão e qualidade nos processos, a acreditação na saúde está diretamente relacionada ao ativo mais importante de qualquer atividade: vidas humanas. Tal valor confere propósito e sustentabilidade ao mercado de acreditação que, nesse nicho, não só contribui para a preservação de vidas, diminuindo a sinistralidade, mas também traz resultados financeiros às instituições, que se debruçam a melhorar dia após dia os seus processos e com isso vão percebendo oportunidades de novas receitas e superando desafios comuns como as perdas com serviços prestados e não remunerados por falta de padronização no trabalho.
Foi a demanda por soluções capazes de melhorar as rotinas de gestão que motivou a procura de empresas da área da saúde pelo software Qualiex e outros desenvolvidos pela Forlogic, empresa de Cornélio Procópio, que iniciou as atividades em 2003, pré-incubada no Hotel Tecnológico da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
O interesse da cadeia da saúde pelos softwares da Forlogic despertou atenção para a atuação estratégica da empresa nesse nicho. "Nossa necessidade de melhorar a gestão e qualidade dos serviços prestados fez desenvolvermos o software, depois passamos a oferecer a solução percebendo a demanda por qualidade para qualquer tipo de certificação e acreditação", explica o diretor da Forlogic, Jeison Arenhart De Bastiani. Nos últimos dois anos, o aumento da procura de empresas do setor de saúde chamou atenção da equipe que tratou de acompanhar essa evolução com foco a atender as especificidades dessa área. "Começamos a ser procurados por pessoas da saúde e resolvemos entender as dores e as necessidades desse mercado, foi quando percebemos que podíamos contribuir com as empresas da área na busca pela excelência", recorda. Em menos de dois anos, a decisão de se aprofundar na realidade da saúde, fez com que praticamente um terço dos clientes da Forlogic (cerca de 80 empresas) viesse desse segmento, principalmente planos de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico. "Apesar de gestão e gestão da qualidade terem o mesmo processo para toda empresa, cada setor tem sua particularidade. Por exemplo, no nosso sistema, passamos a dispor o serviço de plantão, pois na saúde isso é vital", constata Bastiani.

DESAFIOS
Mais do que lidar com o software e os dados gerados pela tecnologia, Bastiani avalia que o avanço nos padrões de qualidade e excelência, seja de uma organização ou de um país, depende de três fatores - liderança, engajamento e comunicação. "A liderança não pode delegar o que é estratégico no negócio e precisa saber discernir os dois, isso que vai ditar o nível de engajamento da equipe com os padrões a serem alcançados e tudo isso só acontecerá mediante uma comunicação bem feita com toda a equipe", explica. Bastiani acredita que embora por trás da simplificação do trabalho para as rotinas de gestão, a tecnologia serve para digitalizar processo e dar condições para o ser humano pensar dentro das organizações. "Ligamos a estratégia à qualidade, pois as coisas caminham juntas, com a excelência".
No caso de hospitais e demais instituições de saúde, ele revela que chama atenção o quanto a organização dos processo garante resultado financeiro. "O ganho de consciência tira a cegueira em relação a custos que a liderança desconhecia pela completa falta de padronização e até mesmo omissão de processos", destaca.
A melhora de números como redução de infecção hospitalar por si só já compensa qualquer investimento, mas o diretor da Forlogic lembra que há uma receita ainda pouco explorada no Brasil que se obtém via turismo médico ou hospitalar. "Percebo que as instituições concentram esforços nas certificações nacionais como ISO 9001, mas as internacionais atraem esse tipo de receita, de um turismo visando excelência em tratamento de saúde que movimenta uma soma considerável no mundo", destaca. "Embora tudo impacte no bem-estar de pessoas, trabalhar na melhoria de processos que são determinantes para salvar vidas reforça o nosso propósito de levar a cultura de excelência, algo que transcende a ideia de apenas cumprir normas para obter certificações. Aliás, quando a organização assimila isso, percebe que as certificações são consequências dessa busca permanente de qualidade na entrega de serviços ou produtos, no caso da indústria", orienta.
A crença da Forlogic na disseminação da cultura de excelência no Brasil é tão forte que a equipe disponibiliza gratuitamente conteúdos estratégicos em blogs e podcasts. Um dos canais de comunicação, o blogdaqualidade.com.br, contabiliza 200 mil acessos por mês mostrando que além da relevância do conteúdo, o interesse pelo tema é uma realidade. "Entendemos que parte da missão da empresa é uma espécie de trabalho missionário a fim de contribuir para que o Brasil se torne um país de excelência, até porque acreditamos que o único caminho de transformação da sociedade vem de baixo para cima", comenta.