Cenário é favorável à agricultura
As informações levantadas até agora pelos meteorologistas indicam que as condições climáticas desse outono/inverno são favoráveis à agricultura.
O pesquisador do setor de agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Paulo Henrique Caramori, analisa que o cenário favorável deve-se justamente ao fato de que o clima deverá se comportar de maneira bastante próxima à realidade histórica do Estado.
Caramori contrapõe, porém, que o problema principal para esse ano é a distribuição das chuvas, com a ocorrência de veranicos em áreas específicas. O mais grave é a pouca precipitação intercalada com períodos secos, pontuou.
A estratégia traçada pelo pesquisador é deixar o solo preparado para receber as chuvas e só depois efetivar o plantio. O plantio direto, segundo o estudioso, também ajuda no desenvolvimento da lavoura. Com isso, dá para plantar com uma boa margem de segurança.
Em relação às geadas, Caramori analisa que elas dependem de correntes climáticas de massas de ar frio, que não devem ser tão rigorosas neste ano. Como a ocorrência de geadas intensas acontecem em ciclos mínimos de cinco anos, o pesquisador orienta o produtor a consultar o sistema de alerta disponibilizado pelo Iapar, que antecipa a informação em pelo menos 24 horas.





