A família brasileira é o foco do Prêmio Design Movelpar deste ano. Estudantes, profissionais e indústrias criaram seus protótipos inspirados neste tema e os vencedores serão apresentados durante a feira. O prêmio tem o objetivo de incentivar e divulgar a criação no setor.
A quinta edição do concurso recebeu 177 inscrições de várias partes do País. Trinta delas foram escolhidas para compôr uma área de 150 m2 de exposição durante a feira - dez concorrem à categoria estudante, dez à profissional e dez à indústria.
Para o gerente do Senai de Arapongas, Nilson Violato, o tema possui relação muito próxima com o parque industrial da cidade, que nasceu com objetivo de atender justamente às necessidades da família brasileira. ''Estamos falando de uma classe emergente que dita regras de brasilidade, que está ditando regras de como quer sua casa, de como quer seu espaço, como quer conviver. E Arapongas tem se preocupado com essa população.''
A preocupação com a sustentabilidade é um dos aspectos que aparecem em vários projetos. A funcionalidade também é um ponto importante a se considerar quando se fala em produtos para toda família. Móveis adaptáveis a variados tipos de ambientes foram outra característica que se destacou nesta edição.
''Tivemos muitas surpresas. Uma coisa muita presente nos projetos foi a questão da convivência, do espaço ser um lugar de convivência'', acrescenta Violato.
Indústria
O gerente do Senai Arapongas enfatiza que o prêmio é uma oportunidade de fortalecer a relação entre indústria e mercado. ''A indústria vai conhecer novos designers, além de permitir que a produção industrial seja vista.''
O julgamento do prêmio foi feito por profissionais que são referência no segmento, entre eles o italiano Alessio Gnaccarini, diretor-geral do Centro de Inovação Tecnológica em Madeira e Indústria de Móveis (Cosmob).
Entre os jurados brasileiros estão Bernardo Senna, designer do Senai/RJ; Demétrius Vasques Cruz, designer do Senai/RJ; Neymar Leonardo dos Santos, designer Senai/BA; e Paulo Correa Mendes, designer do Senai/DF. O Prêmio Design Movelpar é realizado pelo Expoara com a parceria do Senai Arapongas e do Centro Internacional de Inovação (C2i).

mockup