Pornô 1
Tive a oportunidade de assistir à primeira edição do EVA (Erotika Video Awards), a premiação máxima do pornô brasileiro, que rolou em São Paulo há pouco mais de uma semana, dentro da programação do 14º Erotika Fair, o maior evento destinado ao mercado erótico no Brasil. Segue moldes semelhantes ao estadunidense AVN Awards (o "Oscar do cinema adulto"). A realização de uma festa de premiação para estes filmes é sinal de que o mercado está crescendo e se profissionalizando cada vez mais, além de ganhar visibilidade fora de seu gueto.

Pornô 2
Um dos motivos para esse crescimento e visibilidade foi o aporte de celebridades que migraram para o pornô (o que despertou maior procura do público). Mas quem esperava encontrá-las por lá caiu do cavalo. Pelos corredores, não estavam circulando Leila Lopes, Alexandre Frota ou Rita Cadillac. As únicas que mais se aproximavam disso eram a ex-Mallandrinha Cinthia Santos (duplamente premiada como atriz revelação e por melhor cena livre) e Marcia Imperator. O quente mesmo eram as presenças de beldades que fizeram fama nos filmes do gênero.

Pornô 3
O EVA foi idealizado por Edson Strafite, jornalista curitibano radicado em São Paulo, e por Evaldo Shiroma, coordenador da feira. Em traje de gala, Strafite fazia as vezes de mestre de cerimônias, ao lado das atrizes. Monica Mattos (sempre graciosa e sorridente) e Morgana Dark marcaram presença como apresentadoras. Outros tantos colegas de profissão anunciavam prêmios ou subiam ao palco para recebê-los (além de fazer performances na passarela para um público que babava na fila do gargarejo).

Pornô 4
Entre os vencedores, Babalu e Rogê sagraram-se como melhores astros do ano. Sheila Dantas, Melissa Brasil e Mônica Santhiago receberam prêmios por cenas específicas. O carismático M.Max subiu ao palco diversas vezes para buscar o prêmio de melhor diretor, além de representar outros tantos vencedores que não puderam comparecer. Morgana Dark ganhou o prêmio máximo (melhor filme com história) por "Lições Sexuais de Morgana Dark", em que atuou e dirigiu. Grávida de nove meses, ela pretende deixar o ofício de atriz. "Este prêmio fecha com chave de ouro meus seis anos de carreira", disse ao microfone.

Pornô 5
O Paraná também estava representado. O curitibano Thiago Silveira venceu pela melhor cena do ano, na categoria gay. A londrinense Jessica Taylor concorreu como atriz revelação e melhor cena, mas não levou. Nenhum dos dois estava presente. O resultado completo está no site www.erotikafair.com.br/eva.php.

A Feira
Para quem tiver oportunidade, recomendo ao público em geral visitar a Erotika Fair, em São Paulo (a próxima edição ocorre ainda este ano, a partir de 9 de outubro). Lá, eu vi coisas que nem sabia que existiam. Além da experiência "sui generis", assuntos sérios são tratados, como palestras ligadas à educação sexual e muitos negócios. Havia até o lançamento de uma franquia de sex shops, da rede Sex Sens/Hot Flowers. "O próximo passo será produzir filmes", revelou a empresária Eliana Bertipaglia.